Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 22º

Força Aérea traz mais portugueses do Líbano. Aterram ainda hoje em Lisboa

No voo segue um grupo de 41 cidadãos composto por 16 portugueses e familiares de outras nacionalidades.

Força Aérea traz mais portugueses do Líbano. Aterram ainda hoje em Lisboa
Notícias ao Minuto

13:17 - 04/10/24 por Notícias ao Minuto

País Líbano

A Força Aérea Portuguesa (FAP) já partiu em direção ao Líbano para trazer mais cidadãos portugueses e os seus familiares diretos para Portugal, confirmou fonte da FAP ao Notícias ao Minuto.

 

Entretanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) avançou, em comunicado, que o avião C130 da Força Aérea "deverá chegar ao AT 1, em Figo Maduro, por volta das 20h45" desta sexta-feira, "hora meramente indicativa".

Neste voo segue um grupo de 41 cidadãos composto por 16 portugueses e familiares de outras nacionalidades: oito do Líbano, cinco de Espanha, oito de São Tomé, um do Brasil, um de Angola, um da Rússia e um de França.

A primeira operação da Força Aérea de repatriamento de portugueses do Líbano aconteceu, na passada sexta-feira e terminou sábado, envolvendo duas fases: uma primeira, em que os cidadãos nacionais e seus familiares foram transportados para Lanarca, em Chipre; e uma segunda fase com o seu transporte de Chipre para Portugal. A operação envolveu os aviões Falcon-50 e KC-390 da FAP.

Portugueses retirados do Líbano já chegaram (Governo admite trazer mais)

Portugueses retirados do Líbano já chegaram (Governo admite trazer mais)

A operação da Força Aérea de repatriamento de portugueses do Líbano começou na sexta-feira e teve duas fases.

Notícias ao Minuto | 09:05 - 29/09/2024

Esse grupo de 44 pessoas é composto por 24 pessoas que já na sexta-feira estava previsto retirar do país e mais 20 que entretanto apresentaram o mesmo pedido.

Israel iniciou na passada segunda-feira uma campanha de intensos bombardeamentos contra o movimento xiita libanês Hezbollah no sul e no leste do Líbano, mas também nos subúrbios sul da capital, Beirute, após mais de 11 meses de intenso fogo cruzado na fronteira israelo-libanesa, iniciados um dia depois de o movimento islamita palestiniano Hamas - de que o Hezbollah é aliado - ter efetuado em território israelita, a 07 de outubro, um ataque que fez cerca de 1.200 mortos e 251 reféns.

[Notícia atualizada às 13h56]

Leia Também: Israel diz que atingiu posições do Hezbollah na fronteira entre Líbano e Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório