Desacatos no Bairro do Zambujal. Será retaliação por homem morto por PSP
Em vídeos partilhados nas redes sociais (que pode ver abaixo) é possível ver-se caixotes do lixo incendiados.
© Reprodução/ Twitter/ Alentej4n0
País Amadora
Cerca de 30 pessoas estão a causar desacatos, esta segunda-feira à noite, no bairro do Zambujal, na Amadora. Segundo avança a SIC Notícias, será retaliação pela morte de um homem baleado pela PSP, na última madrugada, na Cova da Moura.
Ao Notícias ao Minuto, a Divisão Policial da Amadora confirmou estar a averiguar a situação e ter meios a caminho do local. Já o canal de televisão dá conta de que a força de intervenção rápida da PSP já está no local.
Em vídeos partilhados nas redes sociais é possível ver-se caixotes do lixo incendiados.
Por volta das 22h40, a PSP já tinha elementos da unidade especial nas imediações do bairro, onde não é possível entrar, nem sequer por moradores.
Zambujal! Retaliação pela morte na Kova da Moura! pic.twitter.com/yXP3FIFLO4
— 𝗔𝗹𝗲𝗻𝘁𝗲𝗷𝗮𝗻𝗼 (@Alentej4n0) October 21, 2024
Moradores impedidos de entrar no bairro
Maria Pereira, que vive no bairro do Zambujal há cerca de 40 anos, contou à RTP que saiu para jantar fora e por volta das 22h30, no regresso a casa, foi impedida de entrar no bairro pela polícia.
“Disseram que está a haver um problema lá em baixo. Tinha ido jantar fora e quando cheguei vi um grande aparato. Não sei o que aconteceu, mas acho que são problemas com o bairro lá em baixo. Já se ouviram o que devem ser tiros. Que me lembre, nunca aconteceu uma situação destas, mas às vezes ouvem-se tiros aqui”, afirmou Maria Pereira.
Os Bombeiros Voluntários da Amadora já entraram no bairro, acompanhados por elementos da PSP.
Zambujal! Retaliação pela morte na Kova da Moura! pic.twitter.com/Ox3GCbGuQK
— 𝗔𝗹𝗲𝗻𝘁𝗲𝗷𝗮𝗻𝗼 (@Alentej4n0) October 21, 2024
Na última madrugada, um homem de 43 anos, suspeito de um furto de viatura, morreu após ser baleado por um agente numa patrulha da Polícia de Segurança Pública.
A vítima ainda terá sido transportada para o Hospital São Francisco Xavier, mas acabou por não resistir aos ferimentos. Antes de ser baleado, na zona do peito junto à axila, o suspeito terá abalroado vários carros dentro do bairro.
A ministra da Administração Interna determinou à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do suspeito.
Antes, a PSP também já tinha aberto um inquérito criminal e disciplinar para apurar as circunstâncias em que ocorreu a morte do alegado assaltante.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a PSP confirmou que o homem morreu após ser baleado por um polícia. Na mesma nota, a PSP lamentou o "desfecho deste incidente, endereçando as condolências à família e amigos do cidadão".
A PSP adianta que foi dado conhecimento ao Ministério Público e à Polícia Judiciária, que se deslocou ao local da ocorrência.
"Foram realizados procedimentos de preservação e de gestão do local do crime e seguir-se-ão outras diligências investigatórias junto dos polícias da PSP e de testemunhas, para apurar as circunstâncias que originaram esta ocorrência", adianta.
[Notícia atualizada às 22h54]
Leia Também: Vida Justa contesta versão da polícia sobre homem baleado na Amadora
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com