Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º

Assessor do Chega celebra morte na Cova da Moura: "Menos um criminoso"

A publicação gerou polémica e acabou por ser apagada.

Assessor do Chega celebra morte na Cova da Moura: "Menos um criminoso"
Notícias ao Minuto

22:56 - 23/10/24 por Notícias ao Minuto

Política Cova da Moura

Um assessor do grupo parlamentar do Chega e dirigente da juventude do partido, Ricardo Reis, recorreu à rede social X (ex-Twitter) para comemorar a morte de Odair Moniz, o homem que morreu baleado por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) na Cova da Moura, na Amadora.

 

"Menos um criminoso… menos um eleitor do Bloco", escreveu Ricardo Reis.

A publicação gerou polémica e foi criticada, sobretudo por vários comentadores políticos e jornalistas, levando Ricardo Reis a apagá-la e a fechar a conta na rede social, só sendo possível agora aceder com autorização.

Recorde-se que Odair Moniz, de 43 anos e morador no Bairro do Zambujal, na Amadora, foi baleado por um agente da PSP na madrugada de segunda-feira, no Bairro da Cova da Moura, no mesmo concelho, e morreu pouco depois, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Segundo a PSP, o homem pôs-se "em fuga" de carro depois de ver uma viatura policial e "entrou em despiste" na Cova da Moura, onde, ao ser abordado pelos agentes, "terá resistido à detenção e tentado agredi-los".

A associação SOS Racismo e o movimento Vida Justa contestaram a versão policial e exigiram uma investigação "séria a isenta" para apurar "todas as responsabilidades", considerando que está em causa "uma cultura de impunidade" nas polícias.

A Inspeção-Geral da Administração Interna abriu um inquérito urgente e também a PSP anunciou um inquérito interno, enquanto o agente que baleou o homem foi constituído arguido.

Leia Também: Desacatos na Grande Lisboa provocam debate tenso no Parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório