A gala do 'Big Brother Verão' ficou no domingo, 7 de setembro, marcada pela expulsão de Bruna e ainda pela transmissão da 'curva da vida' de Afonso Leitão. O concorrente abriu o coração e recordou o seu marcante percurso de vida, marcado pela violência doméstica e o susto de saúde ainda em criança, culminando com uma declaração a Catarina Miranda - que ficou em lágrimas ao ouvir o amigo especial.
A mãe fugiu de casa por ser vítima de violência doméstica
Afonso Leitão tinha apenas dois anos quando a mãe fugiu de casa por ser vítima de violência doméstica.
"Aos meus dois anos, a minha mãe pega em mim e no meu irmão e foge de casa, porque era vítima de violência doméstica", começou por contar.
"Tudo o que tínhamos, nós perdemos aqui", explicou, dando conta de que a mãe precisava nesta altura de ter dois trabalhos e era com o irmão que Afonso passava grande parte do tempo.
Aos seis anos entrou para a escola e começou a ser vítima de bullying, "a sofrer agressões".
"Aos meus oito anos aparece o meu pai, o homem que se juntou à minha mãe mesmo com dois filhos e recebeu-nos de braços abertos. Sempre me tratou como um filho e sempre cuidou de mim", notou, referindo-se ao padrasto.
Por esta altura, o concorrente dos reality shows da TVI entrou no conservatório para dançar ballet. "Usei muito a dança como refugiu dos meus problemas e fui muito feliz enquanto lá estive [no conservatório], portanto só posso agradecer", enalteceu ainda o jovem, que entrou no 'Secret Story 8' com o segredo: "fiz ballet no conservatório".
"Tudo indicava que era um tumor maligno"
Aos 11 anos, Afonso Leitão começou a sangrar muito do pé quando calçava ténis. Foi levado às urgências pela mãe e a família temeu o pior.
"Tudo indicava que era um tumor maligno. Fui operado e, graças a Deus, passou a ser um tumor benigno", contou, dando conta de que tudo não passou de um susto.
"Tirou uma faca e disse: esta faca é para matar a vossa mãe"
Foi também por volta dos 8/9 anos que Afonso voltou a ter contacto com o pai.
"O meu progenitor, que estava proibido de aproximar-se de nós por ordem do tribunal, volta por esta altura a ter direito a visitas. Há uma visita que nunca mais me esqueço. Ele abriu o carro, tirou uma faca e disse: esta faca é para matar a vossa mãe", contou, sem conseguir esconder a emoção.
"Até que a minha mãe voltou a recorrer ao tribunal e conseguiu parar com essas visitas outra vez. Voltámos a ser uma família feliz", disse.
Em seguida, Afonso Leitão lembrou uma última conversa que teve com o pai e na qual lhe lembrou os sacrifícios que a mãe precisou de fazer para o criar. "A minha mãe passou fome para nos dar de comer. A minha mãe chegou a não comer para ter dinheiro para nos meter um prato de carne à mesa. [...]
Nunca mais soube nada dele, não sei se está vivo, se está morto, nem quero saber. Não odeio ninguém, podem fazer-me tudo, mas esta pessoa sim", completou a respeito do pai.
A declaração que deixou Catarina Miranda lavada em lágrimas
Afonso Leitão terminou a 'curva da vida' lembrando a relação com Jéssica Vieira, que conheceu no 'Secret Story 8'. O antigo paraquedista disse apenas que o namoro "não acabou da melhor maneira".
Por fim, falou sobre a experiencia no 'Big Brother Verão' destacando o facto de ter conhecido uma pessoa especial no jogo: Catarina Miranda.
"Fico muito triste de nem toda a gente conseguir ver a joia de pessoa que é a Catarina Miranda. Gosto muito, muito dela", afirmou.
Ao ouvir na sala as palavras do amigo especial, Catarina Miranda ficou lavada em lágrimas.
Veja aqui a curva da vida completa de Afonso Leitão.
Leia Também: 'Big Brother Verão'. Quem saiu na reta final e os finalistas
Leia Também: Viriato para Catarina Miranda: "Tu é que és a agressora aqui, não sou eu"