Dina Aguiar está de saída da RTP1 depois de 47 anos ao serviço do canal público. A jornalista termina funções no canal devido ao fim definitivo do formato que apresentava há vários anos - o programa 'Portugal em Direto', que vai para o ar todos os dias ao final da tarde.
Fernando Mendes não ficou indiferente à notícia da saída da colega e amiga e numa recente emissão de 'O Preço Certo', formato que conduz no canal um, decidiu homenagear publicamente Dina Aguiar enviando-lhe uma carinhosa mensagem.
"Falando em Telejornal, quero dar aqui um beijinho muito grande à grande Dina Aguiar. É uma pena... pronto, é o que é. Dina, muito obrigado por tudo o que fizeste. Foste sempre um grande apoio para este programa também. Gosto muito de ti, que sejas feliz e tudo de bom", disse, terminando a mensagem pedindo ao público presente em estúdio para que desse um forte aplauso a Dina Aguiar.
A jornalista, de 72 anos, não ficou indiferente às palavras de Fernando Mendes. Dina partilhou as imagens na sua página oficial de Instagram e na legenda declarou:
"Depois... no final disto tudo, o que vai importar é o que deixamos no coração das pessoas. Obrigada, Fernando Mendes".
Foi igualmente através da sua página oficial de Facebook que Dina Aguiar disse na tarde de quinta-feira, 18 de setembro, que está precisamente a 18 dias de conduzir aquela que será a última emissão de 'Portugal em Direto'.
"Estamos a 18 dias de terminar o nosso querido 'Portugal em Direto'. Aqui fica um registo de algumas das pessoas que fizeram esta edição. Sobretudo as que estão longe das câmaras ! Obrigada por todo o carinho", declarou ao mostrar fotografias e vídeos captados nos bastidores.
Quem irá substituir Dina Aguiar?
Depois de muita especulação em torno do fim anunciado de 'Portugal em Direto', o mistério desfez-se na apresentação da nova grelha da RTP1. O evento decorreu na segunda-feira, 15 de setembro, e finalmente revelou qual o programa que irá substituir 'Portugal em Direto' e quem foi a pessoa escolhida para o conduzir.
Vítor Gonçalves, diretor de Informação da RTP, explicou que 'Portugal em Direto' termina "num contexto de transformação interna" do canal e anunciou que o programa será substituído por um outro chamado 'Portugal em Rede', cita o site A Televisão.
O novo programa será apresentado pela jornalista Sandra Fernandes Pereira e promete "dar voz e visibilidade a locais e realidades que muitas vezes ficam fora dos jornais nacionais".