Procurar

Quando era pequenina: "A minha avó fazia o Natal na garagem com família"

É cantora e foi em 2010 que 'rebentou' no mundo da música, onde se mantém e com muito sucesso. Hoje é a convidada da rubrica 'Quando Era Pequenino', do Fama ao Minuto. Reconhece-a?

Quando era pequenina: "A minha avó fazia o Natal na garagem com família"

© Aurea

Marina Gonçalves
20/09/2025 08:09 ‧ há 18 horas por Marina Gonçalves

Apesar de ser parecida com a filha de Madalena Abecassis, não se trata da pequena Júlia mas sim da cantora Áurea.

 

A artista sempre quis ser atriz, mas foi aconselhada a seguir o caminho da música. Isto depois de Rui Ribeiro a ouvir cantar pela primeira vez e não ter ficado indiferente à sua voz. 

Começou a dar os primeiros passos na indústria nos anos 2000, mas foi em 2010 que 'disparou'. Na época estreou o seu primeiro álbum, 'Aurea', e atingiu logo o sucesso. 

No ano seguinte, Áurea foi reconhecida com um Globo de Ouro na categoria de Melhor Intérprete Individual. Mas não ficou por aqui e em 2011 venceu também o prémio Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards.

Desde então nunca mais parou, tendo já lançado outros álbuns: 'Soul Notes' (2012); 'Restart' (2016); 'Confessions' (2018). Também tem feito parte de programas com o 'The Voice Portugal', neste no papel de jurada. 

Mas não fica por aqui. Este ano concretizou um sonho: o primeiro papel como atriz de cinema. Áurea integra o elenco do novo filme de Diogo Morgado, 'O Lugar dos Sonhos', que estreou no dia 28 de agosto.

"Já tinha recebido outros convites para fazer cinema noutras alturas da minha vida, não tive coragem para arriscar dessas vezes e acho que foi a altura certa, o projeto certo, as pessoas certas para que isto acontecesse", partilhou em conversa com o Notícias ao Minuto sobre o filme. 

Áurea é hoje a convidada da rubrica 'Quando Era Pequenino', do Fama ao Minuto, onde partilha algumas recordações da infância.

O prato favorito na infância (e quem o preparava) e a comida que não gostava e que agora gosta?

O prato favorito em criança eram as sopas de tomate da minha avó. A minha família é alentejana e faz-se muito sopas de tomate no Alentejo. Era uma das comidas que mais gostava que ela fizesse e que tenho muitas saudades de comer agora, porque ela nunca mais fez. Mas há de fazer. Do que não gostava era de camarão.

Quem era a pessoa que mais admirava?

Eram os meus pais, sem dúvida nenhuma, e continuam a ser. 

Quais as melhores férias quando era pequenino?

Todas as que fui passar ao Alentejo a casa dos meus avós. Os meus quatro avós moravam no Alentejo, tinham as duas casas muito próximas uma da outra e acabava por andar de um lado para o outro. Passava as férias inteiras da escola [em casa deles].

A que dia voltava na infância? E porquê?

Voltava a um dia dessas férias que tive quando era miúda, ou a muitos dos dias em que a família estava reunida na casa dos meus avós, ou às festas de Natal que a minha avó fazia na garagem em casa, que reunia a família inteira. Festejávamos todos juntos com músicas alentejanas, catávamos todos, havia quem tocasse... 

Complete a frase: Se voltasse à minha infância, nunca… quereria crescer.

Notícias ao Minuto Áurea© Instagram_aureamusica  

Leia Também: Quando era pequenino: "Voltava à minha infância em Angola"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10