Descoberta parte do espermatozoide responsável pela infertilidade
Estudo aponta uma possível nova constituição para o espermatozoide, diferente da estudada até então.
© iStock
Lifestyle Infertilidade
A qualidade do esperma é prejudicada por diversos agentes externos. O stress é um deles, como falamos aqui, mas há muitos outros que cada vez mais têm vindo a tornar o esperma menos concentrado o que leva à infertilidade.
De acordo com um atual estudo, há novas teorias que explicam em parte a infertilidade e má qualidade do esperma. A resposta está numa diferente estrutura do espermatozoide a que se vem acrescentar mais um centríolo com propriedades diferentes das conhecidas do centríolo que já se sabia fazer parte da constituição do esperma.
Ora, o centríolo é a estrutura responsável pela divisão celular, presente no citoplasma. O segundo centríolo agora descoberto no esperma tem a mesma função que o primeiro, embora conte com aspeto diferente em termo de estrutura e composição nutricional (razão pela qual foi, até então ignorado pelos cientistas) e seja visto como possível responsável pela infertilidade ou - caso haja fecundação do óvulo - problemas no desenvolvimento do embrião.
Embora a nova estrutura careca de um estudo mais aprofundado, sabe-se, no entanto, que este não é o único fator responsável pela infertilidade, que se pode dever a outros aspetos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com