Livre-se da retenção de líquidos em 10 passos, segundo especialista
Izabel de Paula, a body shaper expert das celebridades, divulgou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião que explica como pode livrar-se de vez do inchaço que advém da retenção de líquidos.
© iStock
Lifestyle Retenção de liquídos
Se está de regresso ao trabalho conhece com certeza a sensação de pernas inchadas, anéis apertados e os pés a querer rebentar com os seus sapatos, como se de repente tivesse dez quilos a mais. Isto acontece porque, em média, um corpo adulto é composto por 65% de água e durante o dia, o nosso corpo tenta equilibrar o total de água necessária ao bom funcionamento do organismo. Quando há défice de líquido, o corpo desidrata, retém líquidos e cria edemas. Mas por outro lado, quando existe líquido em excesso, o corpo entra em sobrecarga. A maior parte dos líquidos que ingerimos conferem ao organismo a possibilidade de executar as suas funções biológicas como hidratar células e libertar toxinas. Assim, quando ingerimos líquidos, estes são canalizados diretamente para as funções biológicas do nosso organismo.
A retenção está assim relacionada com a acumulação excessiva de líquidos que extrapola das veias e provoca inchaço nas zonas afetadas que por norma são as mãos, os pés, as pernas e o abdómen.
A retenção de líquidos não deve descurar cuidados, uma vez que pode revelar-se um sinal de que o corpo está em mau funcionamento renal, cardíaco ou com alterações hormonais. É sempre aconselhável consultar um médico para despistar se sofre de alguma doença circulatória ou se essa retenção é apenas fruto de maus hábitos alimentares.
Para que se livre de vez da retenção e contrarie os seus efeitos, Izabel de Paula sugere 10 passos:
- Beba muita água ou chás diuréticos, como chá de casca de abacaxi, de cavalinha ou de hibisco.
- Controle a ingestão de sódio, tendo em consideração que a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de apenas 5g /dia. Para tal, conheça quais os alimentos que contém sódio, que não apenas o sal. Evite sopas de pacote, queijo parmesão, enchidos, alimentos em conserva, margarinas com sal, caldos de carne, molho de soja ou aperitivos salgados.
- Reduza a ingestão de sal ou substitua-o por um sal light ou marinho.
- Tenha uma alimentação rica, correta, variada e equilibrada.
- Procure por alimentos mais ricos em potássio como batata, amendoins, amêndoas, pinhão, pistachos, banana, kiwi, ameixa, melão, melancia, espinafre, tomate, brócolos, pepino, cenoura, beterraba…
- Evite o consumo de hidratos de carbono refinados como refrigerantes, pão, bolos, bolachas e gelados.
- Consulte o seu médico e tome um suplemento de magnésio, importante para o bom funcionamento do metabolismo e síntese proteica.
- Combata o sedentarismo e pratique exercício físico.
- Evite roupas apertadas.
- Faça massagens de drenagem linfática com regularidade e experimente a massagem Leg Fit Express.
Mas aqui fica a dica TOP SECRET que a Izabel de Paula tem para si para aqueles dias em que sente as pernas mais cansadas:
Arranje uma cuvete de gelo e encha cada cubo com metade de água e metade de creme para pernas cansadas. Deixe solidificar. Depois, passe o cubo de gelo ao longo das pernas, começando de baixo para cima: tornozelos, barriga das pernas, atrás dos joelhos e termine nas virilhas. Vai ver que as suas pernas nunca mais serão as mesmas!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com