Não faça a cama assim que se levanta. Este é o tempo que deve esperar
Especialistas alertam para que não faça a cama mal acorde de modo a retirar a humidade do colchão – ambiente ideal para a proliferação de bactérias e ácaros.
© iStock
Lifestyle Fazer a cama
Os mesmos especialistas alertam que deve esperar até três horas para fazer a cama.
Para garantir uma boa noite de sono, também é importante ter um bom colchão (que deverá trocar de lado pelo menos uma vez por mês), uma almofada confortável e uma boa postura. A ausência de um desses fatores pode prejudicar a qualidade do sono, então é importante observar sinais de desgaste nos produtos e tomar alguns cuidados.
Além disso, a especialista do sono Silmara Bueno, em declarações à Globo, recomenda que a cama fique por fazer e destapada entre duas a três horas após a pessoa acordar para eliminar o odor, o suor e a humidade adquiridos ao longo da noite. Tal ajuda na preservação do colchão e pode aumentar a sua durabilidade. Adicionalmente as bactérias que proliferam nesse ambiente húmido podem contribuir para o aparecimento de infeções e problemas de pele.
A maioria dos colchões dura até 10 anos, mas a validade vai depender de fatores externos como a humidade e sobrecarga além, claro, da qualidade do produto.
É importante também deixar o colchão 'respirar' por, pelo menos, quatro horas por semana. Outro problema dos colchões é que acumulam muitos ácaros, bactérias, fungos e vírus. A saber: quase metade de todas as doenças podem ter como causa colchões deteriorados ou 'fora de validade'.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com