A maneira correta de viajar, segundo especialistas ambientais
A Reader's Digest falou com especialistas para tentar perceber qual é a maneira mais sustentável de viajar.
© iStock
Lifestyle Meio ambiente
Está na altura de começar a pensar na pegada de carbono que deixa quando viaja. De facto, viajar não é uma prática amiga do ambiente, mas a adoção de algumas medidas pode fazer uma grande diferença para o nosso planeta e as gerações futuras.
A Reader's Digest falou com especialistas ambientais para tentar perceber qual é a maneira mais sustentável de viajar. Vejamos:
Esteja atento aos transportes público
Viajar de comboio tem, normalmente, muito menos emissões por passageiro do que viajar de avião. Existem, inclusive, alguns comboios na Europa movidos a eletricidade.
Leve a sua própria garrafa de água reutilizável e evite embalagens de uso único
Os viajantes estão sujeitos a inúmeros objetos de uso único, desde garrafas de plástico a produtos de higiene descartáveis. Embora algumas dessas coisas possam ser recicladas, é sempre melhor evitar a criação de resíduos. Relativamente aos produtos de higiene pessoal, opte por comprar recipientes reutilizáveis e enchê-los em casa antes de partir à aventura.
Dê uma oportunidade ao eco-turismo
O ecoturismo evita o turismo de massa tradicional em detrimento de estilos de viagem mais conscientes e responsáveis.
Pense bem antes de escolher as empresas de viagens
Invista em empresas de viagens que estão determinadas a proteger nosso planeta. Por exemplo, a Intrepid Travel, que oferece mais de mil visitas guiadas em todo o mundo, estabeleceu uma meta para se tornar a maior empresa com pegada neutra em carbono do mundo - e alcançou-a em 2010.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com