Afinal, beber café com limão ajuda a emagrecer? Toda a verdade
Apesar da bebida já se ter tornado viral nas redes sociais, a verdade é que não existem quaisquer pesquisas científicas que provem que ingerir café com limão promove a perda de peso.
© Shutterstock
Lifestyle Truque viral
Pode parecer uma combinação bizarra, contudo tem ganhado popularidade na Internet e nas redes sociais, sobretudo no TikTok. Segundo inúmeros internautas, reporta o jornal Metrópoles, a bebida suis generis que une café e limão promove o emagrecimento rápido, no entanto eficaz e duradouro.
Conforme explica Thaiz Brito, nutricionista pós-graduada em Nutrição Desportiva Clínica, essa prática não é de todo uma opção milagroso quando se trata de perder aqueles quilinhos a mais.
A especialista conta que consumir a popular bebida com o intuito de 'secar' o corpo não passa de um mito. A verdade é que não existem quaisquer pesquisas científicas que provem que ingerir café com limão promove a perda de peso, além dos benefícios isolados intrínsecos desses alimentos.
Leia Também: Quer emagrecer? Diga sim a estes seis alimentos ricos em proteína
Ora, partilha Thaiz, enquanto o limão é extremamente abundante em antioxidantes e vitamina C, por outro lado, o café intensifica o foco e o estado de alerta ao reduzir a produção da adenosina, retardando assim a sensação de sono. O café tem ainda o poder de acelerar o ritmo cardíaco, fazendo com que o corpo queime eventualmente mais calorias.
De acordo com a nutricionista, ambas as substâncias acarretam benefícios para o organismo como um todo. Todavia, não espere uma mudança de composição corporal ao ingeri-las, mesmo fazendo-o diariamente, antes da primeira refeição do dia.
Para emagrecer a matemática é muito simples: é necessário estar num défice calórico, por outras palavras, gastar mais calorias do que consome.
Leia Também: Quatro benefícios surpreendentes de beber água com gás (comece já)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com