Fazer isto durante 9 minutos por dia reduz risco de morte prematura
Levantar pesos durante apenas nove minutos por dia pode diminuir o risco de morte precoce em um quinto, dizem investigadores.
© Shutterstock
Lifestyle Longevidade
Um estudo apurou que apenas 30 a 60 minutos de atividade de fortalecimento muscular semanal é suficiente para melhorar a saúde, revela um artigo publicado pelo jornal The Sun.
Contudo, não necessita de levantar pesos no ginásio ou de fazer flexões e abdominais.
Carregar compras pesadas, cavar no jardim, yoga, pilates e treino com bandas de resistência pode contar para a atividade diária.
Leia Também: Idade biológica da retina pode indicar risco de morte prematura
Especialistas da Universidade de Tohoku, no Japão, disseram que o trabalho pesado reduziu o risco de morte precoce entre 10 e 17% em comparação com pessoas totalmente sedentárias.
Escrevendo no British Journal of Sports Medicine, Dr Haruki Momma disse: "a redução máxima de risco de morte, doenças cardíacas e cancro foi obtida com aproximadamente 30 a 60 minutos por semana de prática de atividades de fortalecimento muscular".
"E o risco de diabetes diminuiu acentuadamente com até 60 minutos por semana de atividades de fortalecimento muscular, seguido de uma diminuição gradual".
De acordo com os cientistas, o maior benefício registou-se na primeira hora e não está "claro" se fazer exercício extra é mais eficaz.
Adicionalmente, os especialistas destacaram que praticar certos exercícios físicos como caminhadas rápidas, nadar ou andar de bicicleta, bem como levantar pesos pode reduzir ainda mais o risco de morte prematura.
Leia Também: Atividades surpreendentes do dia a dia que diminuem o risco de enfarte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com