Privar-se destes alimentos reduz dramaticamente risco de morte precoce
Evite ao máximo!
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
A nossa alimentação tem um grande impacto na saúde, incluindo no risco de desenvolver doenças potencialmente fatais. Um novo estudo, publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, sugere que limitar o consumo de carnes processadas ao jantar pode reduzir a probabilidade de morte precoce em pessoas que sofrem de diabetes.
Os investigadores da Universidade de Medicina de Harbin, na China, revelam que quem consome grandes quantidades de bacon, hambúrgueres e presunto, por exemplo, enfrenta um risco significativamente mais elevado de doença cardíaca.
Mas vamos a factos. Segundo o estudo, baseado em dados de 4642 americanos com diabetes, as pessoas que comem carne processada à noite têm 74% mais hipóteses de morrer de doença cardíaca. A gordura destes alimentos pode provocar inchaço nos vasos sanguíneos e aumentar a pulsação, acumulando pressão extra sobre o coração durante a noite, quando este deveria estar em repouso.
Citado pelo jornal The Sun, Qingrao Song, da Universidade de Medicina de Harbin, explica que o número de vezes que as pessoas comem determinados alimentos pode ser tão importante como o tamanho das porções.
O mesmo estudo dá ainda conta que o risco de doença cardíaca é maior em pessoas que consumem pão branco, massa e bolos à noite.
Leia Também: A popular bebida que vai ajudá-lo a emagrecer mais rapidamente
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com