Pílula anticoncecional masculina é 99% eficaz em teste inicial
Investigadores nos Estados Unidos criaram um método contracetivo não hormonal que obteve resultados positivos em testes preliminares com camundongos.
© Shutterstock
Lifestyle Contraceção
Cientistas afirmam ter desenvolvido uma pílula anticoncecional masculina com 99% de eficácia para evitar a gravidez, revela um artigo publicado pela revista Galileu.
Embora os resultados tenham sido obtidos a partir de testes com camundongos, os investigadores salientam que o método contracetivo estará disponível para venda ao público em até cinco anos.
Ao contrário da pílula anticoncecional feminina, a pílula para os homens não contém hormonas e daí não ter gerado efeitos secundários nos roedores que participaram no estudo.
Leia Também: Mulheres que tomam a pílula têm maior risco de cegarem, aponta estudo
A descoberta pode constituir assim um marco na medicina e no âmago da sociedade relativamente ao controlo da natalidade, que até ao momento tem sido sobretudo considerado uma 'responsabilidade' da mulher.
"Vários estudos mostram que os homens estão interessados em compartilhar a responsabilidade contracetiva com suas parceiras", contou o investigador Abdullah Al Noman, graduado da Universidade de Minnesota, responsável por apresentar a pesquisa na reunião da American Chemical Society.
De acordo com os investigadores, a pesquisa analisou a proteína recetora de ácido retinoico (RAR) alfa, determinante para a fertilidade masculina.
O ácido retinoico, uma forma oxidada da vitamina A, impacta no crescimento celular, na formação de espermatozoides e no desenvolvimento embrionário.
Os testes em laboratório detetaram que os animais que receberam o medicamento para inibir o recetor ficaram temporariamente estéreis. Tendo readquirido a fertilidade após quatro a seis semanas da interrupção da toma do contracetivo.
Leia Também: Coágulo provocado pela pílula deixa inglesa de muletas e em risco de vida
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com