Inseguro e frustrado. É assim que o homem é na cama, revela sexóloga
Insegurança, desconhecimento dos movimentos certos e dificuldade em ajudar a desbloquear traumas e crenças são alguns dos obstáculos.
© Shutterstock
Lifestyle Sexo
Mais de metade dos homens sente frustração quando as mulheres não atingem o orgasmo. Esta é a principal conclusão de inquérito realizado pela sexóloga e jornalista Aline Castelo Branco, criadora do método 'Como Dar Prazer à Mulher', que envolveu mais de dois mil homens.
Insegurança, desconhecimento dos movimentos certos e dificuldade em ajudar a desbloquear traumas e crenças são alguns dos obstáculos mencionados pelos homens quando se trata de dar prazer às parceiras. Mais de metade sente mesmo frustração quando as mulheres não atingem o orgasmo.
"Além de romper com um machismo estrutural, que é intrínseco a todo o homem, a minha intenção é demonstrar que, através do conhecimento, é possível mudar comportamentos, atitudes e ter um relacionamento saudável em três pilares, o emocional, o afetivo e o íntimo", explica Aline Castelo Branco, em comunicado.
Na pesquisa realizada, foi possível apurar que praticamente metade (49%) dos homens consideram ter uma parceira livre e liberal na intimidade. Por outro lado, 13% dizem que as mulheres são tímidas e reservadas na hora do sexo e 27% classificam-nas como pouco expansivas.
Ainda assim, 52% considera não ter estado bem, revelando, por isso, frustração, nas situações em que a parceira não conseguiu atingir o orgasmo. Entre os principais obstáculos mencionados pelos homens, quando se trata de dar prazer à mulher, estão: não saber como ter mais segurança no que está a fazer (21%), dificuldade em estabelecer uma ligação (16%), desconhecimento dos movimentos certos a fazer durante o ato sexual, dificuldade em ajudar a parceira a desbloquear traumas e crenças sobre a sexualidade (10%) e dificuldade no sexo anal (7%).
"O homem precisa de compreender que não é culpado de tudo neste processo amoroso e íntimo. Cada ser humano tem os seus próprios medos e bloqueios, mas é possível ajudar a parceira, conhecendo técnicas, estratégias e ferramentas adequadas para o efeito. O relacionamento amoroso e íntimo é algo natural, que acontece, mas também deve ser pensado, para que não se cometam erros ou, mais tarde, causem frustrações", reforça a sexóloga.
Leia Também: Não consegue atingir o orgasmo? Quatro passos para obter prazer
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com