Os erros que está a cometer quando faz fritos em casa
Veja o que tem de evitar.
© Shutterstock
Lifestyle Cozinha
Os fritos nunca são uma opção saudável. Devem ser evitados ao máximo, mas por vezes acabam por ser uma solução mais prática. Ainda assim, quando os faz em casa, existem alguns erros que está cometer que só estão a estragar os ingredientes.
Leia Também: Quando entornar algo na mesa, deixe o papel de cozinha e siga esta dica
Segundo o portal Gourmandize, fritar em casa pode ter muito que se lhe diga. Não é apenas atirar óleo para uma fritadeira e deixar andar. Perceba o que está a fazer de errado.
Coloca vários alimentos de uma vez só
Sempre que um ingrediente é colocado, a temperatura baixa. Depois, é preciso esperar que volte a aquecer de novo para que frite novamente. Durante esse processo só está a fazer com que os ingredientes fiquem cheios de óleo.
A temperatura não é a correta
Teste sempre um pequeno pedaço na fritadeira antes de colocar o que quer fritar. Se fizer umas pequenas bolhas à volta, é sinal que está pronto. Pode sempre usar um termómetro, se tiver. A temperatura ideal é entre os 176ºC e os 190ºC.
Está a usar o óleo errado
O de amendoim é a escolha mais certa, uma vez que resiste a temperaturas mais elevadas.
Não junte sal ao polme
Segundo o portal, o sal só ira fazer com que os alimentos percam o crocante. Vai ficar com fritos algo húmidos, uma vez que o sal ajuda a extrair a água.
Use uma frigideira mais alta
Uma frigideira baixa não permite que os alimentos cozinhem de forma uniforme. Precisa de algo com as laterais altas para reter o óleo quando adiciona o que quer fritar. Desta forma também protege de eventuais salpicos.
Não cubra os alimentos depois de fritos
A solução é sempre deixar por cima de um papel absorvente e não passar um papel por cima. Assim só irá estar a fazer com que deixem de ser crocantes.
Leia Também: Natal? Cozinhar em casa será 11% mais caro do que em 2021
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com