Risco de Alzheimer é três vezes maior para estas pessoas, diz estudo
A investigação foi publicada na revista Diabetologia.
© Shutterstock
Lifestyle Alzheimer
Segundo um estudo publicado na revista Diabetologia, pessoas com diabetes têm três vezes mais hipóteses de vir a desenvolver doença de Alzheimer. A investigação concluiu que esse risco é maior quanto mais jovens forem as pessoas.
"O início da diabetes em idade precoce está fortemente relacionado com a demência", revela a professora Elizabeth Selvin, da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, uma das autoras do estudo.
Leia Também: Se está a fazer isto, é provável que esteja a prejudicar o cérebro
"Assim, prevenir ou retardar a progressão de pré-diabetes para diabetes reduzirá substancialmente o desenvolvimento futuro da demência", continua.
A investigação foi feita com perto de 11.700 pessoas dos Estados Unidos que foram acompanhadas ao longo de 30 anos. A incidência da doença de Alzheimer aumentou três vezes nos pacientes que tinham sido diagnosticados com diabetes tipo dois antes dos 60 anos.
"A pré-diabetes está associada ao risco de demência, mas esse risco é explicado pelo desenvolvimento de diabetes", explica Elizabeth Selvin.
"As nossas descobertas sugerem que prevenir a progressão da diabetes, especialmente em indivíduos mais jovens, pode ser uma maneira importante de reduzir a possibilidade de vir a desenvolver demência."
Leia Também: É assim que pode treinar o cérebro para consumir menos 'junk food'
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com