Alzheimer. Nova vacina pode ser a esperança que faltava
O novo fármaco pode ser capaz de prevenir ou alterar as consequências da doença.
© Shutterstock
Lifestyle Alzheimer
Uma nova vacina contra a doença de Alzheimer vai ser apresentada na reunião da American Heart Association's Basic Cardiovascular Sciences Scientific Sessions 2023, que decorre em Boston, nos Estados Unidos, entre os dias 31 de julho e 31 de agosto.
O novo fármaco foi desenvolvido pela Juntendo University Graduate School of Medicine em Tóquio, no Japão. Por enquanto, os testes foram apenas realizados em animais. A vacina tem a capacidade de atingir células do cérebro que estão inflamadas devido ao declínio cognitivo.
Leia Também: É possível identificar o risco de demência décadas antes do diagnóstico
Nos testes que foram feitos, a vacina acabou por diminuir o grau de inflamação nos animais, bem como melhorou a sua perceção. "Esta poderá ser uma forma potencial de prevenir ou modificar a doença. O desafio futuro será alcançar resultados semelhantes em humanos", revelou Chieh-Lun Hsiao, um dos principais autores do estudo.
"Se a vacina for bem sucedida em humanos, seria um grande passo para retardar a progressão da doença ou até mesmo a prevenção", continua. A particularidade deste fármaco em desenvolvimento é que, além que reduzir os fatores inflamatórios, alterou também o comportamento dos pacientes, neste caso dos animais, para melhor.
Leia Também: Alzheimer. Novo medicamento pode retardar a doença - mas tem riscos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com