Continua a comprar estes alimentos aí para casa? Não devia mesmo...
São autênticos vilões.
© iStock
Lifestyle Alimentos
Já ouviu falar de alimentos inflamatórios? Olhe que devia. Quando são consumidos em excesso, causam vários danos no organismo, incluindo cancro.
Sabe identificá-los? Ao jornal Metrópoles, a nutricionista Giovana Amodio Ribeiro enumerou uma mão cheia deles:
Leia Também: O alimento docinho que todos temos por casa e ajuda a combater varizes
1- Açúcar refinado
"O consumo excessivo de açúcar refinado, em especial aquele que é adicionado a alimentos ultraprocessados, como gelados, bolos, doces e bolachas industrializadas, pode ajudar a aumentar os níveis de glicose no sangue, levando ao desequilíbrio da homeostase energética."
2- Gordura trans
Encontra-se em alimentos ultraprocessados, como a margarin. "O seu consumo excessivo está associado ao aumento do mau colesterol, o LDL, e à diminuição do bom, o HDL, o que leva a inflamações."
Leia Também: 'Bafo-de-dragão' que não desaparece? Esta pode ser a razão do mau hálito
3- Carnes processadas
O consumo regular de salsichas, bacon, presunto, mortadela, peito de peru e linguiça "está associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças crónicas, como as cardiovasculares e cancro. Além disso, este tipo de alimento pode ativar vias inflamatórias no organismo".
Leia Também: O popular alimento que pode (e deve) usar para manter o cabelo bonito
4- Glúten
"É uma proteína que existe em grãos como trigo, cevada e centeio. Pode ser encontrada em pães, bolachas, massas de macarrão, pizzas, croissants e cerveja."
5- Laticínios
"Os laticínios provenientes de animais criados em sistemas de produção convencionais, como leites, iogurtes e queijos, podem desencadear um processo inflamatório em pessoas que apresentam alergia à proteína do leite, intolerância à lactose ou sensibilidade aos componentes do leite."
Leia Também: Boas notícias! Bebida da moda ajuda no tratamento da diabetes tipo 2
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com