Oito partes do corpo que são 'via verde' para germes e bactérias
O ideal é lavá-las com frequência.
© Shutterstock
Lifestyle Bactérias
Está sempre sujeito a germes e bactérias. Existem partes do corpo que acabam por ser autênticos 'meios de transportes' para a entrada de algumas infeções no corpo. O melhor é ter atenção, lavá-las e desinfetá-las com frequência.
O 'website' The Healthy falou com médicos e cita alguns estudos para apresentar as zonas do corpo que estão mais suscetíveis a germes e bactérias e à sua entrada no organismo. Saiba tudo.
1- Olhos
Esfregar os olhos acaba por ser uma forma de levar germes das mãos para os olhos. Um estudo de 2023, publicado no British Journal of Health Psychology, refere que pode causar infeções como é o caso da conjuntivite.
2- Nariz
Um estudo australiano, de 2015, revelou que esta é a entrada de germes no sistema respiratório, que pode levar a complicações, como é o caso da sinusite.
Leia Também: Para ficar com os dentes brancos e saudáveis, o melhor é ter isto em casa
3- Boca
"Os germes podem entrar no corpo através do sistema respiratório, ao tocar na boca, que está ligada à garganta e pulmões, o que pode resultar em infeções", conta o médico Ravi Jhaveri.
4- Orelhas
O uso de cotonetes, ou até dos dedos, pode fazer com que germes entrem através do canal auditivo.
5- Unhas
A zona interna das unhas acaba por ser negligenciada quando lava as mãos.
6- Umbigo
Um estudo de 2012, publicado na revista PLoS ONE revelou que podem existir uma variedade de bactérias na zona do umbigo.
7- Cabelo e barba
Mexer no cabelo depois de ter tocado em telefones ou maçanetas de portas acaba por deixá-lo mais oleoso. Um estudo de 2022 mostrou que homens com barba tinham muitas mais bactérias.
8- Zona das virilhas
O facto de ser uma zona mais húmida do corpo é perfeita para o crescimento de bactérias. Uma solução passa por usar roupas que permitam a circulação do ar.
Leia Também: As três zonas do corpo que acumulam mais bactérias - lave-as bem
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com