A simples mudança que é tão eficaz como medicamentos para a hipertensão
A conclusão é de um estudo publicado no Journal of the American Medical Association.
© Shutterstock
Lifestyle Hipertensão
É com recurso a medicação que alguns dos problemas cardíacos são tratados, como é o caso da hipertensão. Ainda assim, segundo um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), uma simples mudança de hábito pode ser tão eficaz como o recurso a fármacos.
A investigação sugere que o que tem de fazer é reduzir a quantidade de sal e basta que seja uma colher de chá por dia. O estudo contou com 213 participantes.
Leia Também: Dois alimentos que são aliados contra a hipertensão. Costuma comprá-los?
"A diminuição da pressão arterial de uma dieta com alto ou baixo teor de sódio foi independente do estado de hipertensão e do uso de medicamentos", concluíram os investigadores.
“Este é o primeiro estudo a mostrar que pessoas que já tomam medicamentos para pressão arterial podem reduzir ainda mais a pressão arterial, limitando a ingestão de sódio”, revelou Norrina Allen, uma das responsáveis pela investigação em declarações à CNN.
“Independentemente da medicação, descobrimos que 70% a 75% das pessoas têm probabilidade reduzir a pressão arterial se diminuírem o sódio na sua dieta”, continua.
Pode parecer que a comida fica 'sem graça', mas a investigadora diz que é apenas uma questão de semanas até se voltar a habituar a este sabor. "Quero encorajar as pessoas a persistirem, porque suas papilas gustativas adaptam-se em algumas semanas, e realmente recupera o sabor.”
Alerta ainda para alguns efeitos dos medicamentos para a tensão arterial, como tosse, prisão de ventre, diarreia, tonturas e falta de energia. "A adaptação das papilas gustativas pode demorar um pouco mais, mas as melhorias na pressão arterial são bastante mais rápidas."
Leia Também: É a partir desta idade que deve fazer um check-up ao coração
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com