Pressão arterial a disparar? Nunca pensou que fosse por estas razões
Esta sexta-feira, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão. Perceba os motivos que podem levar a este problema de saúde.
© Shutterstock
Lifestyle Hipertensão
A hipertensão é considerada um 'inimigo silencioso' devido aos sintomas não serem tão explícitos quanto isso. Caso não exista um controlo, é fácil que o problema passe despercebido. Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), trata-se da "pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica".
Esta sexta-feira, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão. "Define-se hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg (vulgo 14), ou a pressão mínima é maior ou igual a 90 mmHg (vulgo 9)", continua a DGS.
Leia Também: É isto que acontece à pressão arterial quando 'prende' a urina
Perceber as causas pode ser algo complicado. Ao 'website' EatingWell, a dietista Jill Weisenberger, explicou alguns dos motivos pouco conhecidos que podem estar a fazer com que a pressão arterial aumente. Conheça-os.
Está a consumir poucas frutas e vegetais
"Quando alguém tem baixa ingestão de potássio, é muito mais provável que tenha pressão alta"
Não está a controlar o sódio escondido em alguns alimentos
"Uma boa regra é consultar os rótulos nutricionais, especificamente o valor percentual diário do sódio. O valor diário de 5% é considerado baixo, enquanto 20% é considerado alto."
Está a ter más noites de sono
"Não dormir o suficiente é como uma dor física para o corpo e pode aumentar a pressão arterial."
Consumo de álcool em excesso
"Homens e mulheres que consomem mais de duas bebidas alcoólicas por dia aumentam o risco de ter pressão arterial elevada em 51% e 42%."
Stress
"Da mesma forma que o sono, quando está stressado é mais difícil reunir motivação para caminhar, correr ou preparar uma refeição do zero."
Leia Também: Reduza a pressão arterial com estes alimentos sugeridos por uma dietista
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com