Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Especialista sugere três exercícios simples para tonificar os abdominais

Não prometemos uma barriga tonificada em 'V', mas irá certamente ficar com uma barriga mais definida e livre de gordura. Só precisa de seguir as recomendações de um especialista da prestigiada Universidade de Harvard, localizada nos Estados Unidos.

Especialista sugere três exercícios simples para tonificar os abdominais
Notícias ao Minuto

07:36 - 02/08/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício físico

Um abdómen tonificado nunca foi nem será apenas uma questão estética. Pelo contrário, ter uma barriga livre de gordura é sinónimo de saúde, sobretudo após os 50 anos, uma vez que ajuda a proteger a coluna e a evitar aquelas malditas dores nas costas que vão surgir com o passar dos anos. 

 

Os músculos do abdómen ajudam a dar suporte à parte superior do corpo. Atuam em conjunto com a lombar sempre que se agacha ou levanta de uma cadeira, por exemplo. "Queremos que os músculos do core sejam curtos e firmes. A firmeza dará estabilidade, mas queremos que os músculos que os cercam sejam flexíveis", aponta o fisioterapeuta Marty Boehm, do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos.

Leia Também: 'Personal trainer' aponta exercícios que 'derretem' a gordura na barriga

É por isso que Boehm desaconselha os abdominais tradicionais. "São perigosos", avisa, esclarecendo que "os abdominais tradicionais treinam os músculos flexores da anca". "Se esses músculos ficarem muito fortes, puxam a parte inferior das costas e contribuem para aumentar a dor na região", acrescenta.

Com tudo isto em mente, o especialista da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, elaborou uma lista de exercícios que ajudam a fortalecer o abdómen de pessoas com mais de 50 anos, divulgada no portal da prestigiada instituição de ensino. 

Leia Também: Nutricionista revela cinco razões que estão a impedi-lo de emagrecer

Confira:

1- Meia-ponte

"É eficaz para manter a força do core, porque a pessoa cria rigidez da caixa torácica até á pélvis e em toda a zona do umbigo até as costas. A região torna-se rígida e isso cria uma contração de todos os grupos musculares, como o que acontece ao vestir um espartilho", refere.

2- Prancha

"As pranchas criam contrações dos músculos do core, braço e ombro simultaneamente, deixando a pessoa em uma posição de flexão. O segredo é ficar o mais rígido possível, como uma prancha de madeira", recomenda Boehm.

3- Elevação do braço e perna opostos

"Vai contraindo o seu core e os músculos do outro braço e perna, que necessitam de sustentar o corpo. Os movimentos devem ser lentos e controlados", explica.

Leia Também: Nutricionista revela vitamina essencial para uma vida longa (e saudável)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório