Medicamento três em um revela resultados promissores contra a hipertensão
O fármaco junta outros três medicamentos que são usados para o tratamento desta condição. Mostrou-se mais eficaz do que quando tomados de forma individual.
© Shutterstock
Lifestyle Hipertensão
A hipertensão "ocorre quando há uma pressão excessiva do sangue na parede das artérias durante a sua circulação", revela a rede de saúde CUF. Um novo medicamento revelou resultados promissores no tratamento desta condições.
Chama-se GMRx2, foi apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, publicado na revista JAMA e desenvolvido pelo George Institute for Global Health, na Austrália. Na prática é um medicamento três em um, uma vez que junta num só alguns dos fármacos usados no combate a esta patologia.
Leia Também: Risco de Alzheimer pode aumentar para 42% se hipertensão não for tratada
Assim, junta telmisartana, amlodipina e indapamida, em doses mais baixas. O estudo demonstrou que este medicamento conseguiu reduzir a hipertensão do que o tratamento comum.
Revelou uma ligeira diferença, mas significava ao diminuir as hipóteses de vir a ter um problema cardiovascular mais grave. Após um mês de tratamento, os 81% dos pacientes conseguiu controlar a pressão arterial.
"Este medicamento triplo continuou a produzir reduções clinicamente significativas na pressão arterial em comparação com o tratamento padrão", explicou Dike Ojji, um dos autores do estudo.
O medicamento já foi dado para aprovação nos Estados Unidos. "Tem havido pouca inovação neste campo, por isso é gratificante ver muitos anos de investigação culminarem num novo tratamento que utiliza medicamentos estabelecidos para responder a uma necessidade", explicou Anthony Rodgers, professor do George Institute for Global Health.
Leia Também: Manhã, tarde ou noite? Esta é a altura ideal para hipertensos treinarem
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com