A casa de banho é um dos sítios com mais bactérias em casa. Existem alguns itens que precisam de ser substituídos com mais frequência. O melhor é ter atenção para evitar problemas de saúde mais tarde.
Podem passar-se meses e até anos sem que as troque, mas o melhor é fazê-lo mais cedo. A revista Better Homes & Gardens revelou quais as coisas que precisa de trocar na casa de banho mais vezes do que pensaria.
1- Toalhas de mão e rosto
"As toalhas podem durar até dois anos, mas a maioria das pessoas tem a tendência de abusar do tempo. As toalha são usadas muitas vezes ao dia por várias pessoas na maioria das casas, o que torna fácil entender por que devemos trocá-las pelo menos a cada dois anos. Cheiros persistentes ou desgaste visível são outros sinais de que é hora de trocá-las."
Leia Também: O mau hábito no WC que aumenta (e muito) o risco de hemorroidas
2- Cremes de pele
"Acabamos por comprar produtos para a pele, testamos e usamos até o fim ou deixamos na prateleira. Se já passou um ano ou mais, verifique se há um marcador de validade após a abertura nos seus produtos para a pele- Se não existir esse marcador, ou se não tiver a certeza de quando abriu, o melhor é descartar o produto."
3- Desentupidores
"Com o tempo e a exposição a diferentes temperaturas e produtos químicos, a cabeça de borracha do desentupidor pode ficar seca e rachar, tornando-o ineficaz."
4- Esponjas
"Para evitar o crescimento de bactérias, deve substituir as esponjas de banho a cada um ou três meses. Pode prolongar o tempo de vida ao retirar do chuveiro após o uso e deixando a secar completamente. As escovas podem ser limpas com água quente e sabão e deixadas secar completamente."
5- Escovas de dentes
"Escovas de dentes velhas facilmente tornam-se portadoras de bactérias e menos eficazes.. Trocar de três a quatro meses é o ideal, mas é mais frequente do que a maioria das pessoas vai ao dentista. Tente não usar as visitas ao dentista como lembrete para trocar a sua escova."
Este é o item com mais bactérias no seu WC
Segundo um estudo da NSF, o primeiro lugar no que diz respeito ao item com mais bactérias na casa de banho vai para o porta-escovas. Explicam mesmo que é a terceira coisa em casa que tem mais germes.
Só fica mesmo atrás das esponjas da loiça e do lava-loiça. Salmonella e E. coli foram algumas das bactérias encontradas. Desta forma, é importante lavar com frequência para evitar a propagação de bactérias. Este pode ser um problema comum uma vez que coloca aqui as escovas de dentes que usa depois na sua higiene oral.
Tal como limpar a sanita e troca de esponja da loiça, deverá limpar de forma mais adequada o seu porta-escovas e evitar problemas mais tarde. Se não sabe como fazê-lo, a revista Real Simple deixa algumas dicas.
Leia Também: Vai ficar surpreendido! Este é o item com mais bactérias no seu WC