Procurar

O pequeno-almoço com 6 ingredientes que ajuda a reduzir risco de demência

É fácil de fazer e de consumir. Conheça alguns dos benefícios que pode trazer e veja como pode melhorar a sua saúde em pouco tempo. Faça já o seu antes de sair de casa.

O pequeno-almoço com 6 ingredientes que ajuda a reduzir risco de demência

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
17/09/2025 07:45 ‧ há 3 dias por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Demência

Nunca pensou que um smoothie pudesse ser tão poderoso, mas a verdade é que um pequeno-almoço com apenas seis ingredientes pode ajudá-lo a reduzir o risco de demência. A sugestão foi partilhada por especialistas da Alderberry Care.

 

Um dos ingredientes principais é o mirtilo. Citam estudos de Harvard que defendem que este tipo de frutas pode trazer vários benefícios, como estimular o cérebro. Ao serem consumidas na primeira refeição do dia, ainda mais vantagens pode receber.

O estudo que citam refere que mulheres que consumiram mirtilos e morangos tiveram um declínio de memória mais lento em comparação com pessoas que não consumiam este tipo de alimentos.

Já um estudo recente do UK Biobank, com 122.000 adultos, revelou que o consumo de alimentos ricos em flavonoides, como é o caso dos frutos vermelhos, pode reduzir o risco de desenvolver demência em nove anos.

Como reduzir o risco de demência

Os mirtilos ajudam ainda melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Apostar num pequeno-almoço com rico em frutos vermelhos pode ser uma forma de fortalecer a memória e reduzir o risco de demência.

Assim, só tem de ter em casa 150 gramas de mirtilos congelados, 150 gramas de iogurte grego ou kefir, meia banana pequena, 1 colher de sementes de linhaça, uma mão cheia de frutos secos, 100 ml de leite ou bebida vegetal.

Depois, misture tudo num liquidificador durante alguns segundos. Sirva um copo com gelo ou ao natural, como preferir.

Oito alimentos que fazem maravilhas pela saúde do cérebro

"A alimentação pode desempenhar um papel crucial na forma como o cérebro envelhece, afetando tanto as capacidades cognitivas como a probabilidade de desenvolver doenças neurodegenerativas", afirma Rob Hobson, um nutricionista, citado na edição britânica da Men's Health. 

Por isso, ao longo dos anos os nossos cérebros tornam-se mais vulneráveis a danos causados pelo stress oxidativo, assim como pela inflamação.

Prevenir consequências graves envolve fazer "uma dieta abundante em antioxidantes, gorduras saudáveis e vitaminas e minerais essenciais"

Assim, o ideal é apostar em nozes, espinafres, salmão, azeite, chocolate preto, lentilhas, kefir e até em ovos. Fazer refeições que os juntem acaba por ser uma ótima maneira de fortalecer o cérebro e não só.

Leia Também: Wegovy, Ozempic e Mounjaro alteram sabor dos alimentos, avisa estudo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10