Procurar

O problema de saúde que levou rainha Camilla a cancelar a agenda

Camilla Parker Bowles não acompanhou o rei Carlos III ao funeral da duquesa de Kent, que decorreu esta terça-feira na Catedral de Westminster, em Londres. Tudo deveu-se a um problema de saúde. Conheça os sintomas e o possível tratamento.

O problema de saúde que levou rainha Camilla a cancelar a agenda

© Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images

Adriano Guerreiro
17/09/2025 08:14 ‧ há 2 dias por Adriano Guerreiro

Esta terça-feira, a rainha Camilla não acompanhou o marido, rei Carlos III, ao funeral da duquesa de Kent. A cerimónia decorreu na Catedral de Westminster, em Londres, sem a presença de Camilla. A imprensa fala de um problema de saúde que a levou a cancelar parte da agenda oficial, apesar de tudo indicar que poderá estar em alguns momentos da visita oficial de Donald Trump ao Reino Unido ainda esta semana.

 

Segundo o Mirror, a rainha cancelou parte da agenda devido a uma sinusite aguda. Referem mesmo que Camilla pode sofrer de sinusite crónica, condição que agrava e prolonga mais os sintomas.

"A rino-sinusite, conhecida vulgarmente apenas como sinusite, é uma inflamação da mucosa de revestimento dos seios peri-nasais (sinusite) e do nariz (rinite)", revela o otorrinolaringologia Jorge Manuel Nascimento ao ‘website’ do Hospital da Luz.

"A rino-sinusite pode ainda estar relacionada com agravamento de doenças dos brônquios e pulmões, tais como a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica e as bronquiectasias. Esta doença tem uma prevalência muito elevada e os seus sintomas podem ter um impacto significativo na qualidade de vid"”, continua.

Leia Também: Estudo deixa alerta: O impacto negativo dos adoçantes na saúde cerebral

Camilla cancela agenda devido a problema de sáude. Eis os sintomas

Uma infeção viral, uma rino-sinusite bacteriana e alergias são algumas das causas mais conhecidas. Entre alguns dos sintomas mais comuns estão a dificuldade em respirar pelo nariz, o corrimento nasal, dor de cabeça, dor ou pressão na zona da face e alterações no olfato.

Leia Também: Camilla ausente do funeral da duquesa de Kent devido a problema de saúde

No caso de ser aguda, a sinusite não dura mais do que quatro semanas. Já no caso de ser crónica, poderá durar mais do que 12 semanas. “Os principais pressupostos para a normalização no tratamento de uma sinusite crónica são o restabelecimento da ventilação e da drenagem dos seios peri-nasais, com uma função normal de mobilização das secreções", explica Jorge Manuel Nascimento.

O possível tratamento

No que diz respeito ao tratamento, poderá passar pelo uso de anti-inflamatórios, anti-histamínicos ou antibióticos. Em casos mais graves, pode mesmo ser considerado um tratamento cirúrgico.

"A técnica cirúrgica em otorrinolaringologia evoluiu desde os procedimentos abertos para procedimentos por via endoscópica com mínima interferência na anatomia e na fisiologia naso-sinusal, e que passaram a ser possíveis na sequência da introdução da endoscopia nasal, nos anos 80 do século passado, e da TAC dos seios peri-nasais", continua o otorrinolaringologia.

De acordo com o Mirror, a rainha Camilla viajou para a Escócia na manhã desta terça-feira. Está a descansar em Windsor. Contudo, ainda não existem indicações de que possa faltar aos eventos com o rei Carlos III na receção a Donald Trump no decorrer desta semana.

Leia Também: Durma nesta posição para proteger a memória e o cérebro, diz especialista

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10