Durante a visita de Donald Trump ao Reino Unido, foram vários os momentos em que o rei Carlos III apareceu ao lado do presidente dos Estados Unidos. Em vários fotografias dos eventos em que estiveram juntos é possível notar os 'dedos de salsicha' do rei. O tema voltou a ser abordado pela imprensa internacional e pode estar relacionado com problemas de saúde.
Os dedos inflamados podem dever-se à retenção de líquidos, como explicou o médico da Chun Tang, da Pall Mall Medical, ao Daily Mail. "Dedos inchados costumam ser um sintoma de retenção de líquidos, que pode ser causada por diversos problemas de saúde. Essa condição surge devido à inflamação. Outras possibilidades incluem altos níveis de sal, reações alérgicas e efeitos colaterais de medicamentos”, explicou.
As possíveis causas dos ‘dedos de salsicha’
A dactilite pode ser uma das explicações para estes dedos, tal como edema. Segundo o serviço de saúde do Reino Unido, poderá acabar por acontecer devido a estar muitas vezes na mesma posição, consumir muitos alimentos salgados ou até certos medicamentos.
Leia Também: Cancro do colo do útero: A estratégia que pode salvar vidas
"O edema é uma condição em que o corpo começa a reter líquidos nos membros, normalmente nas pernas e tornozelos, mas também pode acontecer nos dedos, o que os faz inchar", explica o médico Gareth Nye ao Daily Star
As mudanças temperatura, infeções e algumas condições, como é o caso da artrite psoriática, estão igualmente relacionadas com esta aparência mais inchada dos dedos.
"Pode afetar várias zonas das mãos, como a articulação dos dedos, em especial do polegar. Ficam rijos, doridos e inchados. Uma medicação adequada ajuda sempre a aliviar estes sintomas."
'Dedos de salsicha' são assunto na família real
Este o problema de Carlos III não é de agora. Já em 2012, durante uma viagem à Austrália, tinha-se rido dos próprios 'dedos de salsicha', como são conhecidos. Em 2021 foi fotografado no sul de Londres e mais uma vez os dedos foram tema de conversa. Tal voltou a acontecer no funeral do pai, em abril do ano passado.
Os comentários nas redes sociais mostraram alguma preocupação por parte dos fãs que associaram a algum problema de saúde. A Casa Real Britânica nunca chegou a pronunciar-se sobre o assunto.
Num documentário da BBC, ‘Charles III: The Coronation Year’, o rei brincou com o assunto com o filho, o príncipe William. Enquanto fechava um fecho, disse a William: “não tens os 'dedos de salsicha' como os meus”.
O The Mirror diz mesmo que esta é uma condição que o acompanha desde pequeno já que numa carta ao seu antigo professor de música, a rainha Isabel II disse que “é um bebé muito fofo, estamos muito orgulhosos dele. Tem um par de mãos interessantes para um bebé”.
“Tem dedos finos e longos, bem diferentes dos meus e certamente diferentes dos do pai dele. Será interessante ver no que se vão transformar. Ainda acho difícil acreditar que tenho um bebé”, continuou Isabel II.
Leia Também: Jantar de Trump termina com vinho português que custa quase 2 mil euros