Porque não deve levar os seus filhos de férias para o estrangeiro
Todos os pais querem dar o melhor aos seus filhos, mas entre passar férias num local conhecido ou no estrangeiro, a primeira opção pode ser a mais benéfica para as crianças.
© iStock
Lifestyle Parentalidade
Viagens grandes e uma estranha e stressante experiência por hotéis e aeroportos estrangeiros. Serão estas as férias que os seus filhos mais desejam?
O conhecido psicólogo britânico Olivier James destaca que “a rotina é tudo quando se é criança” e explicou ao Telegraph que “uns dias de férias num local conhecido é o que a maioria das crianças realmente quer.”
Portanto, fazer uma rotura mais suave com a rotina que as crianças têm durante a época escolar, com umas férias passadas no campo ou na praia num local onde elas se sintam confortáveis e onde as mudanças não sejam tão drásticas pode, na verdade, mais benéfico para elas do que levá-las para um resort num local paradisíaco.
Olivier James explica que o prazer infantil até aos 10 anos de idade é muito simples e que os ‘pequenos turistas’ não estão cognitivamente equipados para saber valorizar e aproveitar as diferentes experiências que viajar para um local remoto oferece.
Por outro lado, o que eles querem "uma praia quente, com ondas suaves e uma gelataria nas proximidades."
O psicólogo diz que entre os cinco e os 10 anos as crianças “sentem-se muito ligadas a um local onde sabem do que gostam e do que não gostam”, incentivando assim a manter um local habitual de férias. "Estes são lugares familiares que moldam as suas memórias mais felizes", conclui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com