Quer saber tudo sobre a cosmética que usa? Este site dá-lhe uma ajuda
Conhecer a cosmética que se compra vai ser mais fácil e tudo graças a uma iniciativa da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
© iStock
Lifestyle Portal
A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto lançou aquele que é o site que promete desfazer todas e quaisquer dúvidas sobre os produtos de cosmética comprados em Portugal.
Embora não olhe para os produtos um a um, o Portal Info Cosméticos disponibiliza informações esclarecedoras sobre a fiscalização feita a este tipo de produtos e sobre a importância de respeitar as informações e recomendações presentes no rótulo dos produtos.
"O Portal info Cosméticos tem assim como missão: Promover a literacia em saúde, no que diz respeito a ingredientes e produtos cosméticos; Capacitar os consumidores para tomarem decisões adequadas à sua saúde relacionadas com o uso de produtos cosméticos; Dotar os profissionais com responsabilidade no aconselhamento de produtos cosméticos de conhecimentos atuais e suportados na evidência científica", lê-se no site.
Um dos primeiros aspetos a saltar à vista neste novo site é a garantia de que o local onde se compram os produtos de cosmética em Portugal em nada é relevante para a segurança dos mesmos e isto porque toda a cosmética comercializada é legislada e supervisionada pelo Infarmed, que assegura se se trata de um produto seguro para a saúde.
Quanto aos ingredientes usados na cosmética comercializada por cá, para já a única informação presente no site diz respeito aos parabenos, um conservante que causa bastante dúvidas quanto ao efeito potencialmente nocivo para a saúde.
Tal como explicam os especialistas responsáveis pelo Portal Info Cosméticos, "até à presente data, não existe evidência científica que comprove que os parabenos legalmente permitidos na composição de cosméticos possam constituir um risco para a saúde. Além de se encontrarem obrigatoriamente em concentrações inferiores a 0,8%, estes ingredientes têm uma absorção limitada quando aplicados à superfície da pele, sendo rapidamente metabolizados e eliminados pelo organismo".
Para facilitar a compreensão do rótulo, o portal revela os nomes dos parabenos que são permitidos na Europa, como é o caso do metilparabeno, do etilparabeno, do propilparabeno e do butilparabeno.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com