Diretor de agência russa acusada de envenenar Skripal morre aos 62 anos
O general morreu vítima de doença prolongada.
© Reuters
Mundo Óbito
O diretor da agência de inteligência militar russa (GRU), o general Igor Koborov, morreu aos 62 anos. A notícia foi dada pelo ministro da Defesa russo, conta a Tass.
Koborov sofria de uma "doença grave e prolongada" e acabou por morrer esta quarta-feira, dia 21. O homem assumiu o cargo em 2016.
A agência esteve envolvida em várias polémicas internacionais, tendo sido acusada de conspirar contra países como o Reino Unido e os EUA. As autoridades britânicas acreditam, inclusivamente, que estiveram envolvidos no ataque em Salisbury, em março deste ano, contra o ex-espião, Sergei Skripal, e a filha, Yulia.
Também a Holanda acusou a agência de uma tentativa de ciberataque contra a organização que investigava qual seria a substância utilizada no envenenamento de Skripal. Os suspeitos do ataque foram identificados, pelas autoridades britânicas, como sendo dois agentes da GRU, contradizendo o que dizia o presidente russo de que seriam civis.
Em fevereiro deste ano foi indiciado, juntamente com outras 12 pessoas, por tentativa de ingerência nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016.
O novo diretor da agência será agora escolhido por Vladimir Putin.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com