Incêndios na Austrália. Três mortos em queda de avião-cisterna
Ainda não é conhecida a causa do acidente.
© Reuters
Mundo Austrália
Três pessoas morreram na queda de um avião-cisterna na Austrália, na madrugada desta quinta-feira. Segundo as autoridades o contacto com a aeronave foi perdido pelas 13h30 (2h30 em Lisboa).
O C-130 Hercules, que se despenhou nas Montanhas Nevadas, em Nova Gales do Sul, na Austrália, pertencia à empresa norte-americana do estado do Oregon, Coulson Aviation, que nos últimos anos têm prestado serviços de combate aéreo a incêndios ao estado.
Segundo o responsável do Serviço de Bombeiros Rurais de Nova Gales do Sul, Shane Fitzsimmons, todas as operações com aviões-cisterna foram suspensas durante o dia de hoje até a queda ser investigada.
Os três membros da tripulação que morreram ainda não foram oficialmente identificados mas segundo o mesmo responsável tratam-se de cidadãos norte-americanos que estavam integrados no componente estatal de combate aos incêndios.
Há mais de 80 incêndios florestais a consumir o estado australiano à medida que o calor e o vento regressam. A primeira-ministra de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, disse que o aparelho caiu numa zona de incêndio ativo a duas horas da capital australiana de Camberra.
"Hoje, demonstra-se novamente que a época de fogos está longe de ter acabado", disse aos jornalistas citada pela BBC.
Desconhecem-se para já as causas do acidente.
Os incêndios na Austrália provocaram até ao momento 32 mortos e destruíram mais de 2.600 casas. Em Nova Gales do Sul, existem neste momento três fogos em nível de emergência.
[Notícia atualizada às 07h40]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com