Principais momentos da vida do antigo Presidente sudanês Omar al-Bashir
Cronologia dos principais momentos da vida de Omar al-Bashir, antigo Presidente do Sudão, que liderou durante o país durante quase trinta anos, destituído em abril do ano passado, e que deverá ser entregue ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra.
© iStock
Mundo Cronologia
- 01 de janeiro de 1944: Nasce no seio de uma família rural em Hosh Bannaga, a norte da capital sudanesa, Cartum.
- 1973: Enquanto militar, integra a guerra árabe-israelita.
- 30 de junho de 1989: Assume o poder através de um golpe de Estado, apoiado pelos islamitas, contra o Governo de Sadek al-Mahdi, democraticamente eleito.
- 2003: Inicia o destacamento das suas tropas contra uma rebelião em Darfur, oeste do Sudão. Segundo as Nações Unidas, o conflito provocou mais de 300.000 mortes.
- 2005: Alcança um acordo de paz com os rebeldes do sul após uma guerra civil que se prolongou por 21 anos.
- 04 de março de 2009: O TPI, sediado em Haia, nos Países Baixos, emite um mandado de detenção do chefe de Estado sudanês por "crimes de guerra" e "crimes contra a humanidade" cometidos.
- 12 de julho de 2010: O TPI emite um novo mandado, desta vez acusando o então Presidente sudanês de "genocídio".
- 26 abril 2010: É eleito Presidente nas primeiras eleições multipartidárias. Viria a ser reeleito em 2015.
- 2011: Sudão do Sul declara a sua independência, provocando a perda de três quartos das reservas de petróleo de Cartum.
- Setembro e outubro de 2013: Sudão é palco de manifestações sem precedentes contra o aumento dos preços dos combustíveis.
-19 de dezembro de 2018: População inicia onda de protestos em vários pontos do país em resposta ao aumento do preço do pão, que triplicara.
- 11 de abril de 2019: É destituído e colocado na prisão após quatro meses de protestos da população que foram severamente reprimidos pelas autoridades
- 14 de dezembro de 2019: É condenado a dois anos de prisão por corrupção. Omar al-Bashir é ainda acusado de assassinatos cometidos durante as manifestações que resultaram na sua destituição, assim como a um mandado de prisão emitido pelas autoridades pelo seu papel no golpe de estado em 1989.
- 08 de abril de 2020: Um tribunal de recurso confirma a condenação de al-Bashir a dois anos de prisão num centro correcional para idosos por crimes de corrupção.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com