Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 22º

Descarrilamento. Network Rail terá sido avisada de potenciais problemas

A empresa proprietária das infraestruturas da rede ferroviária na Escócia indicou estar a trabalhar com as autoridades para descobrir a causa do incidente.

Descarrilamento. Network Rail terá sido avisada de potenciais problemas
Notícias ao Minuto

20:28 - 12/08/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Descarrilamento

O descarrilamento de um comboio, esta quarta-feira, perto de Stonehaven, no norte da Escócia, fez, pelo menos, três vítimas mortais e seis feridos. Através de um comunicado, partilhado no Twitter, o diretor-geral da Network Rail - empresa proprietária das infraestruturas da rede ferroviária na Escócia -, lamentou as vítimas mortais e garantiu estar a trabalhar "com as autoridades para identificar a causa do incidente". 

De acordo com a Sky News, a empresa terá sido avisada de não estar a acompanhar as alterações climáticas extremas quatro semanas antes do descarrilamento.

Apesar de ainda não ter sido identificada a causa do incidente, fontes da indústria ferroviária revelaram à agência de notícias PA que há suspeitas de que a causa tenha sido um deslizamento de terra.

Em declarações à Sky News, o regulador das linhas ferroviárias britânicas criticou a Network Rail "por não acompanhar a frequência e severidade destes eventos" nos seus planos para combater as alterações climáticas.

Em resposta, a empresa disse que a sua rede foi desenhada para um clima temperado e que tem sido "desafiado" pelos longos períodos de altas e baixas temperaturas, tempestades e inundações.

Através da rede social Twitter, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, reagiu ao descarrilamento. "Este é um incidente extremamente sério. Recebi um relatório inicial da Network Rail e dos serviços de emergência e estou a ser mantida a par da situação", frisou. 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, também lamentou as vítimas mortais e os feridos no incidente. "Os meus pensamentos estão com os que perderam a vida perto de Stonehaven hoje, as suas famílias e, claro, com todos os que ficaram feridos no descarrilamento", pode ler-se, na sua página de Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório