Diplomata polaco demitido após apelidar lei do Holocausto de "estúpida"
Jaroslaw Nowak era encarregado de estabelecer contacto com judeus em todo o mundo.
© Reprodução
Mundo Holocausto
Um diplomata polaco foi demitido após criticar a abordagem do Governo relativamente à lei do Holocausto e apelidá-la de "uma das mais estúpidas de sempre".
Jaroslaw Nowak era encarregado de estabelecer contacto com judeus em todo o mundo. Numa entrevista ao semanário do Reino Unido, Jewish News, descreveu a lei que criminaliza o discurso sobre o Holocausto como “estúpida”. O ministro Zbigniew Rau demitiu o diplomata no sábado, anunciou um porta-voz do Governo no Twitter, sem revelar justificações.
Nowak disse ainda - em tom de crítica - que a Polónia devia aprovar uma lei sobre restituição de propriedades. No ano passado, o Governo aprovou uma lei que permite anular decisões judiciais que envolvam bens confiscados há mais de 30 anos, incluindo restituições e indemnizações. Os afetados são os sobreviventes e os seus herdeiros.
A lei do Holocausto foi aprovada pelo parlamento da Polónia, em 2018, e criminaliza a associação da Polónia aos campos que os nazis instalaram no país durante a II Guerra Mundial, lutando contra as alegações de que a Polónia era responsável pelo Holocausto.
Leia Também: Deputado obrigado a eliminar 'posts' que comparam Covid ao Holocausto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com