Sobrevivente de Auschwitz Leon Schwarzbaum morre aos 101 anos na Alemanha
Foi o único da família a sobreviver aos campos de concentração de Auschwitz, Buchenwald e Sachsenhausen.
© Getty Images
Mundo Holocausto
Morreu, aos 101 anos, Leon Schwarzbaum, um sobrevivente do campo de concentração nazi de Auschwitz e um ativista ao longo da vida pela justiça para as vítimas do Holocausto.
Schwarzbaum morreu esta segunda-feira em Potsdam, perto de Berlim, informou o Comité Internacional de Auschwitz. Nenhuma causa de morte foi revelada.
“É com grande tristeza, respeito e gratidão que os sobreviventes do Holocausto em todo o mundo se despedem do seu amigo e companheiro de sofrimento Leon Schwarzbaum, que nas últimas décadas da sua vida se tornou uma das testemunhas contemporâneas mais importantes da Shoah”, pode ler-se na nota.
Schwarzbaum foi o único da sua família a sobreviver aos campos de concentração de Auschwitz, Buchenwald e de Sachsenhausen. Tornou-se conhecido por um público mais amplo quando o realizador de cinema Hans Erich Viet fez um filme em 2018 sobre sua vida. 'The Last of the Jolly Boys' foi filmado com o próprio Schwarzbaum.
Com mais de 90 anos, ainda aparecia na televisão alemã para dar conta dos horrores e sofrimentos inimagináveis que viveu em Auschwitz e nos outros campos para os quais foi deportado. Em 2016, testemunhou em tribunal contra o guarda nazi de Auschwitz Reinhold Hanning.
Leia Também: Memorial de Auschwitz condena invasão e alerta para passividade
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com