Rússia pede suspensão de painel da OMC que analisa disputa com UE
A Federação Russa solicitou na segunda-feira a suspensão da atividade do painel da Organização Mundial do Comércio (OMC) que analisa a aplicação de medidas 'antidumping' ao aço russo pela União Europeia desde 2017.
© Shutterstock
Mundo OMC
Em comunicado divulgado na segunda-feira pela OMC, esta avançou que a Federação Russa fez o pedido em 18 de março, sem que UE tenha respondido, pelo que o painel foi suspenso 'sine die'.
Esta é a segunda disputa comercial entre a UE e a Federação Russa cuja resolução fica suspensa desde o início da invasão da Ucrânia pelas tropas de Moscovo, o que indicia a rutura do diálogo entre europeus e russos em todas as frentes, incluindo nas organizações internacionais.
A suspensão anterior foi decidida em 14 de março, neste caso por pedido dos europeus, em que está em causa um contencioso iniciado em 2021, quando Bruxelas pediu à OMC que revisse as políticas de preços, os requisitos de autorização e as quotas mínimas da Federação Russa, que, segundo Bruxelas, beneficiam de forma injusta as empresas russas.
Alguns observadores assinalam que o progressivo isolamento da Federação Russa na OMC pode comprometer a preparação da XII Conferência Ministerial da entidade prevista para 13 de junho, se bem que a organização insista em que esta se vai realizar como previsto, depois de ter sido adiada por duas vezes, devido à pandemia.
Leia Também: Quarenta membros da OMC anunciam ações contra a Rússia e a Bielorrússia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com