Irão captura barco estrangeiro por contrabando de combustível no Pérsico
A marinha iraniana capturou um barco "estrangeiro" que transportava combustível contrabandeado no Golfo Pérsico, informaram hoje as autoridades do país persa.
© Reuters
Mundo Combustível
O navio transportava 550.000 litros de combustível contrabandeado quando foi apreendido em águas persas, disse Mojtaba Ghahremani, o chefe do poder judicial na província de Hormozgan, aos meios de comunicação iranianos.
Segundo a fonte, os sete membros da tripulação foram detidos, mas ainda não se sabe a nacionalidade dos mesmos ou que bandeira tinha o navio.
O preço do combustível no Irão é significativamente mais reduzido do que nos restantes países devido aos subsídios governamentais e à forte desvalorização da moeda iraniana.
O Golfo Pérsico tem sido palco de vários incidentes durante os últimos anos, incluindo ataques a petroleiros e cargueiros, numa altura marcada pela crescente tensão entre o Irão e os Estados Unidos da América, dado as sanções norte-americanas impostas à vendas de petróleo iraniano.
Em finais de abril, a Força Naval da Guarda Revolucionária iraniana apreendeu outro petroleiro estrangeiro com 200.000 litros de contrabando de combustível, também no Golfo Pérsico.
Em outubro, foi também capturado o navio vietnamita 'Sothys', no Mar de Omã, depois de os EUA terem alegadamente sequestrado um petroleiro iraniano e transferido a carga de combustível para o vietnamita.
Um mês mais tarde, o Sothys acabou libertado depois de descarregar o petróleo bruto que transportava, por ordem de um tribunal iraniano.
Leia Também: Nuclear: Irão aguarda resposta dos EUA a "soluções" discutidas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com