Já morreram dois elefantes de herpes no jardim zoológico de Zurique
Quase todos os elefantes transportam o vírus do herpes do elefante.
© iStock
Mundo Zoo
Um segundo elefante morreu de herpes de elefante no Zoo de Zurique, menos de duas semanas depois de o mesmo vírus ter vitimado o seu irmão.
Omysha, um elefante asiático de oito anos de idade, morreu no domingo à noite, apesar de ter recebido medicamentos anti-virais e transfusões de plasma sanguíneo, disse o porta-voz do jardim zoológico, Pascal Marty.
A irmã de Omysha, Chandra, e a mãe Indi tiveram tempo para se despedirem dela, uma consideração importante em animais com fortes laços sociais, acrescentou.
O irmão Umesh de dois anos de idade morreu do mesmo vírus no final de junho.
"É muito triste que Omysha tenha morrido. O nosso pessoal fez tudo o que podia, mas infelizmente não foram capazes de o salvar", disse Marty.
"É um momento muito emocional - o pessoal vive e trabalha com os animais, vê os nascimentos e as mortes, e eles ficam realmente a conhecê-los".
O vírus do herpes do elefante está presente em quase todos os elefantes asiáticos, tanto os que vivem em cativeiro, quanto os selvagens. A doença afeta particularmente os elefantes jovens, cujo sistema imunitário não é suficientemente maduro para produzir anticorpos para o combater.
A doença pode causar hemorragia interna e disfunção orgânica.
Leia Também: As incríveis imagens do salvamento de bebé e mãe elefantes na Tailândia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com