Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º

Funeral de Bento XVI será digno de um Papa, mas não igual. O que difere?

O porta-voz do Vaticano explicou algumas das pequenas, mas existentes, diferenças de como seria o funeral se o Papa ainda fosse vigente.

Funeral de Bento XVI será digno de um Papa, mas não igual. O que difere?
Notícias ao Minuto

12:14 - 04/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Bento XVI

O funeral do Papa emérito realiza-se, na quinta-feira, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. De acordo com o que o porta-voz da Santa Fé disse no dia em que Joseph Ratzinger morreu, a cerimónia será, tal como o responsável queria, "realizada com a marca da simplicidade".

Para além dos desejos do antigo responsável pela Igreja Católica, as cerimónias fúnebres não podiam ser iguais, dado que este não era o Papa vigente.

"A celebração litúrgica segue o modelo de um serviço fúnebre para um sumo pontífice, de forma geral", deslindou o porta-voz do Vaticano, na segunda-feira. Mas, ainda assim, há algumas coisas que serão diferentes, dado que Ratzinger não deixa sede vacante - período em que não há ninguém nomeado para Papa.

Segundo Bruni, "haverá novos elementos que dão alguma originalidade ao ritual", assim como também serão 'cortados' momentos já vistos em funerais dos últimos Papas, que não tinham renunciado ao cargo.

Neste âmbito, as orações finais realizadas por representantes da Diocese de Roma e das Igrejas Católicas Orientais não vão acontecer, dado que são dedicadas ao Papa que ocupa o lugar -  que é bispo da Diocese de Roma -, e que, neste caso, é o Papa Francisco - que irá presidir a cerimónia. 

Ainda de acordo com informação do Vaticano, as brochuras da missa terão ainda uma reprodução da pintura 'Deposition' ['A sepultura de Cristo'], de Caravaggio, uma peça que está no Museu do Vaticano.

Ainda de acordo com o porta-voz, alguma leituras também serão diferentes. Enquanto no funeral do Papa João Paulo II a primeira leitura dizia respeito a um excerto do 'Discurso de Pedro' do 'Ato dos Apóstolos', a primeira leitura de amanhã será tirada do Livro de Isaías, pertencente ao Antigo Testamento. O excerto escolhido falará sobre como "depois da escuridão haverá um dia em que os surdos vão ouvir e os cegos verão".

Também os pedidos de oração serão diferentes, dado que não só serão feitas em honra do Papa emérito, prestes a ser enterrado, como também em nome do atual Papa. Bruni explicou ainda que Ratzinger explicou vai ser enterrado com o seu pálio, moedas e medalhas cunhadas durante o seu pontificado. Também deverá ser colocado no caixão um pergaminho com os destaques do seu papado.

Após o funeral, o caixão seguirá para a Praça de São Pedro, onde será rezada uma Avé Maria. A tradição será seguida depois deste momento,  sendo o caixão envolvido em fitas e colocado num outro de zinco, para ser selado. O caixão será novamente colocado num outro de madeira e ficará na Basílica de São Pedro, onde outros Papas estão enterrados. Este será um momento privado.

Leia Também: Papa Francisco recorda Bento XVI como "um grande mestre da catequese"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório