Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º

Milhares de crentes reúnem-se pelo 'último adeus' a Bento XVI. As imagens

Muitos já se encontravam no local pelas 4 da manhã (menos uma hora em Lisboa), onde um nevoeiro espesso envolvia a sede da Igreja Católica. A despedida ao Papa emérito será, conforme o seu desejo, "solene" e "sombria".

Notícias ao Minuto

08:43 - 05/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Bento XVI

Ainda era noite serrada quando, esta quinta-feira, milhares de crentes começaram a chegar à Praça de São Pedro, no Vaticano, para marcar presença nas exéquias ao Papa emérito Bento XVI, que morreu no dia 31 de dezembro, aos 95 anos.

Alguns já se encontravam no local pelas 4 da manhã (menos uma hora em Lisboa), onde um nevoeiro espesso envolvia a sede da Igreja Católica.

Com algumas adaptações, o funeral será “solene” e “sombrio”, conforme o desejo de Joseph Ratzinger.

Nessa linha, o Vaticano apenas convocou oficialmente para a cerimónia - que será presidida pelo Papa Francisco (que proferirá a homília) e celebrada pelo Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício - duas delegações, de Itália e da Alemanha, o país onde nasceu o Papa emérito.

Contudo, o Estado português estará representado nas cerimónias pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro. O chefe de Estado deverá ainda encontrar-se com o Papa Francisco, na Basílica de São Pedro.

São esperadas na Praça de São Pedro cerca de 60 mil pessoas, segundo estimativas das autoridades locais.

Prevê-se a presença de mais de 400 bispos e de 4.000 sacerdotes para uma cerimónia que terá um modelo quase idêntico às exéquias de um pontífice em funções, mas com algumas adaptações tendo em conta o atual estatuto de emérito de Bento XVI.

O Papa emérito vai ser sepultado, por seu desejo expresso, na Cripta da Basílica de São Pedro, no túmulo que pertenceu a João Paulo II, antes dos restos mortais do Papa polaco terem sido transferidos para a superfície do templo em 2011 após a sua beatificação.

Joseph Ratzinger, que foi Papa entre 2005 e 2013, nasceu em 1927 em Marktl am Inn, na diocese alemã de Passau, tornando-se no primeiro alemão a chefiar a Igreja Católica em muitos séculos e um representante da linha mais dogmática da Igreja.

O Papa emérito Bento XVI abalou a Igreja ao resignar do pontificado por motivos de saúde, em 11 de fevereiro de 2013, dois meses antes de comemorar oito anos no cargo.

Os abusos sexuais a menores por padres e o 'Vatileaks', caso em que se revelaram documentos confidenciais do papa, foram temas que agitaram o seu pontificado.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: AO MINUTO: Exéquias "solenes" de Bento XVI deverão atrair milhares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório