Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 22º

Cerca de metade dos espanhóis pagam por aulas privadas para os filhos

47% dos lares espanhóis com crianças em idade escolar pagaram para que os mesmos assistissem a aulas privadas entre 2019 e 2020.

Cerca de metade dos espanhóis pagam por aulas privadas para os filhos
Notícias ao Minuto

18:10 - 18/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Aulas

As aulas privadas - ou explicações, como são mais popularmente conhecidas em Portugal - são uma realidade cada vez mais comum em Espanha, onde, entre 2019 e 2020, 47% dos lares espanhóis com crianças em idade escolar pagaram para que as mesmas tivessem um acompanhamento 'extra'.

O estudo, produzido pelo Esade Center for Economic Policy e intitulado Shadow Education in Spain, mostra que os espanhóis gastaram 1,7 mil milhões de euros em aulas particulares entre 2019 e 2020, e que as línguas, especialmente o inglês, são a principal matéria requisitada por estes pais, ocupando 46% de todas as aulas particulares analisadas neste estudo.

Quanto mais dinheiro uma família tiver, revelou o mesmo estudo, mais gastará com aulas particulares de línguas.

Os dados recolhidos por este centro revelam, no entanto, várias desigualdades socioeconómicas no que toca à quantidade gasta - e para onde vai.

Dois terços das crianças que tiveram acompanhamento 'extra' são alunos no sistema de ensino público espanhol, estando o restante terço inscrito no ensino privado. Ainda assim, as quantidades gastas variam: para os alunos do ensino público, as famílias gastaram uma média de 235 euros, ao passo que, para aqueles que estão inscritos no ensino totalmente privado, esse valor sobe até aos 606 euros.

“Além dessas diferenças de gastos por aluno, a diferença mais notável nos padrões de gastos entre os diferentes tipos de centro educacional foi na proporção gasta em aulas particulares sobre elementos-chave do currículo escolar, que identificamos como aulas para repetir e reforçar”, escrevem os autores, no estudo citado pelo The Guardian.

E mais: “Embora essas aulas sejam praticamente inexistentes entre os alunos de escolas particulares, elas representam 40% das aulas particulares para alunos de escolas públicas.”

Leia Também: Diferenciação de propinas? "É convite" para criar universidades privadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório