Mais de 800 kg de cocaína em navio ao largo da costa do Senegal
Mais de 800 quilos de cocaína foram apreendidos num navio ao largo da costa de Dacar pela Marinha senegalesa, anunciou hoje a Direção de Relações Públicas senegalesa (Dirpa).
© Pedro Rocha / Global Imagens
Mundo Estupefacientes
Os 805 quilos de cocaína foram apreendidos no domingo por um "barco patrulha de alto mar" do exército, a 335 quilómetros da capital, indicou a Dirpa através de uma declaração, sem adiantar detalhes da embarcação intercetada, a sua tripulação, o seu ponto de partida ou o valor da carga.
A alfândega senegalesa anunciou, em outubro, a apreensão de 300 quilos de cocaína, no valor de quase 37 milhões de euros, num camião refrigerado do vizinho Mali.
Há muito considerada uma mera zona de trânsito para drogas produzidas na América Latina, África Ocidental e Central tornou-se também uma região de elevado consumo, de acordo com o relatório anual do Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), publicado em junho de 2022.
"Entre 2019 e 2022 (...) foram apreendidas pelo menos 57 toneladas de cocaína em ou a caminho da África Ocidental, principalmente em Cabo Verde (16,6 toneladas), Senegal (4,7 toneladas), Benim (3,9 toneladas), Costa do Marfim (3,5 toneladas), Gâmbia (3 toneladas) e Guiné-Bissau (2,7 toneladas)", diz o relatório.
Leia Também: Mulher detida no aeroporto do Porto com 1,1kg de droga no organismo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com