Proteo, o cão mexicano que morreu em missão, terá monumento na Turquia
O patudo terá a sua imagem eternizada na Turquia, uma vez que vai ser erguida uma escultura em sua memória, na capital turca de Istambul.
© Instagram/ sedenamx
Mundo Sismo na Turquia
Os grandes heróis devem ser homenageados, por isso, o escultor Hüseyin Suna já começou a fazer o monumento que irá imortalizar Proteo, o cão mexicano que morreu em missão na Turquia, durante o resgate após o sismo devastador que atingiu o país.
O artista revelou que a obra de arte irá mostrar um cão 'herói' nos escombros de um edifício desabado.
O animal era um dos dez cães mexicanos que foram levados para a Turquia para ajudar na busca e salvamento das vítimas do sismo, que fez milhares de mortos.
A sua missão não passou despercebida. Além de os seus restos mortais terem sido repatriados da Turquia para o seu país e das várias homenagens de que foi alvo, Proteo terá a sua imagem eternizada na Turquia, uma vez que vai ser feito um monumento em sua memória, em Istambul, reporta o jornal Excelsior.
Ver esta publicação no Instagram
De recordar que o cão, de raça pastor alemão, morreu com nove anos e sete meses, enquanto ajudava o Ministério da Defesa Nacional (Sedena) nos esforços de resgate das vítimas do sismo. As causas da morte devem-se ao frio extremo que se fazia sentir na Turquia, ao cansaço e à sua idade avançada.
Leia Também: "Herói canino". Viatura do IRA foi rebatizada e chama-se agora Proteo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com