Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Jardim Zoológico de Oakland recebe duas crias de leão da montanha órfãs

A mãe dos bebés terá sido atropelada mortalmente por um carro no dia 9 de novembro, numa autoestrada na zona de Hillsborough.

Notícias ao Minuto

00:19 - 16/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Califórnia

Duas crias órfãs de leão da montanha foram resgatadas e transportadas para o Jardim Zoológico de Oakland na manhã de terça-feira pelo Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW), nos Estados Unidos.

Em comunicado publicado na sua página, o zoo revela que a mãe dos bebés terá sido atropelada mortalmente por um carro no dia 9 de novembro, numa autoestrada na zona de Hillsborough.

Durante o fim de semana, "os residentes informaram ter visto duas crias sozinhas perto da zona", acabando por ser "encontradas em segurança no quintal de um dos residentes", que fez a denúncia às autoridades.

"Ambas as crias são fêmeas, têm cerca de seis a dez semanas de idade e pesam, respetivamente, cinco quilos e cinco quilos e meio", revela a nota, dando conta que são os 25.º e 26.º leões de montanha resgatados como parte do Programa de Resgate e Recuperação do Zoológico para a vida selvagem local.

A equipa do Hospital Veterinário do Jardim Zoológico de Oakland efetuou um exame de saúde completo às duas crias, que estavam visivelmente desidratadas e abaixo do peso.

Os animais "não mostram sinais de doença extrema", mas a equipa médica espera agora pelos "resultados laboratoriais para determinar se os leões estão anémicos e se vão necessitar de transfusões de sangue".

"A nossa equipa cuidará das crias diariamente para lhes devolver a saúde plena e para o seu bem-estar animal geral", afirmou Alex Herman, vice-presidente dos Serviços Veterinários do zoo.

Os pequenos leões vão permanecer na unidade de cuidados intensivos alguns dias e, depois de serem libertados, vão ser "transferidos para uma área de espera durante semanas ou meses" até que seja identificado um lar adequado para as crias.

"Na natureza, as crias de leão da montanha precisam de cerca de dois anos com a mãe para aprenderem a sobreviver. Como as crias são muito jovens, não têm essas capacidades e não podem regressar à natureza", destaca ainda o zoológico.

Leia Também: Dominica cria primeira área marinha protegida do mundo para cachalotes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório