Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Islândia. Turistas devem "pensar quatro vezes" antes de visitarem vulcão

Um homem teve de ser resgatado pela polícia após ter ficado "exausto, com frio e em choque a meio caminho da erupção".

Islândia. Turistas devem "pensar quatro vezes" antes de visitarem vulcão
Notícias ao Minuto

16:19 - 20/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Islândia

A polícia islandesa advertiu os turistas que pensem em se aproximarem do vulcão perto de Grindavík, que entrou em erupção na segunda-feira à noite, que devem "pensar quatro vezes" antes de o fazerem, após um montanhista ter-se perdido nas montanhas e ser resgatado de helicóptero.

Após a erupção na madrugada de segunda para terça-feira, que se sucedeu a várias semanas de intensa atividade sísmica, uma boa vista da lava e da cratera tem sido muito procurada por entusiastas de vulcões - sendo que há bastantes na Islândia, por ser o país com maior atividade sísmica e vulcânica no Atlântico Norte.

No entanto, a rota para o local implica andar a pé entre 18 a 20 quilómetros. A polícia partilhou, citada pelo The Guardian, informações que "esperemos forcem as pessoas a pensar quatro vezes antes de começarem".

"Os primeiros 500 metros são um caminho decente, mas depois, lava dura instala-se e é difícil de atravessar. Deve-se assumir que são precisas entre quatro a cinco horas para um montanhista experiente, isto não é para qualquer um", afirmaram as autoridades, considerando esta forma de turismo "extremamente desafiante".

Na terça-feira, um homem teve de ser resgatado pela polícia após ter ficado "exausto, com frio e em choque a meio caminho da erupção".

Além disso, as superfícies molhadas devem congelar esta quarta-feira devido ao feroz inverno islandês, pelo que a instabilidade do terreno e a "considerável poluição e incerteza na área" torna a visita ao vulcão perigosa.

Os vulcões na Islândia têm sido visitados recentemente por locais, cientistas e turistas internacionais, aproveitando as muitas erupções e atividade sísmica na península de Reykjanes. A erupção desta semana, considerada única pelos especialistas pela forma como a lava tem-se espalhado pela fissura, além da forma como a intensidade da luz tem pintado os céus da região de laranja brilhante, torna a visita ainda mais apetecível, embora difícil.

Segundo a autoridade meteorológica da Islândia, esta quarta-feira, o poder, a deformação e atividade sísmica começaram a decrescer. 

Leia Também: Homem resgatado depois de se perder junto a erupção vulcânica na Islândia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório