Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Embaixada da Rússia disponibiliza mesa de voto para presidenciais

A Embaixada da Rússia em Lisboa disponibilizará uma mesa de voto nas suas instalações para permitir o voto nas eleições presidenciais no próximo dia 17, entre as 08h00 e as 20h00, segundo fonte oficial.

Embaixada da Rússia disponibiliza mesa de voto para presidenciais
Notícias ao Minuto

13:21 - 07/03/24 por Lusa

Mundo Presidenciais

Fonte diplomática disse à agência Lusa que as "autoridades portuguesas prometeram assegurar a segurança pública na zona adjacente à Embaixada", localizada na rua Visconde de Santarém, na freguesia de Arroios.

A mesma fonte indicou que fora da Rússia não se faz um registo prévio, pelo que no dia da votação, os eleitores deslocam-se à mesa de voto com os documentos necessários para serem inscritos e poderem votar.

Às eleições de 15 a 17 de março concorrem quatro candidatos: o atual presidente Vladimir Putin, o representante do Novo Povo, Vladislav Davankov, Leonid Slutsky (extrema-direita) e o comunista Nikolai Kharitonov

No final de janeiro, a Embaixada da Rússia tinha já avançado o plano de instalar uma mesa de voto em Lisboa, depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo ter confirmado que cerca de 300 centros de voto estariam disponíveis no estrangeiro para o escrutínio de março.

Fonte diplomática tinha notado que a "segurança ao perímetro do local, segundo várias normas do direito internacional, nomeadamente consagradas nas Convenções de Viena, é da responsabilidade do Estado acreditador", ou seja das autoridades portuguesas.

O Presidente russo, Vladimir Putin, está no poder desde 2000 e pretende garantir um quinto mandato presidencial, depois de também ter ocupado o cargo de primeiro-ministro entre 2008 e 2012.

O apoio eleitoral a Putin parou de crescer, apesar de se manter nos 75%, segundo os dados mais recentes do Centro de Estudos da Opinião Pública da Rússia.

Citados no diário moscovita "Nezavissimai Gazet" - "Jornal Independente", os números publicados a 04 de março resultantes de duas sondagens "anteriormente suspensas durante duas semanas" traduzem que "o apoio eleitoral de Vladimir Putin, tendo diminuído de 79% para 75%, não cresce há quase duas semanas".

Em 2018, Putin "alcançou 76,69% da votação, o que significa que nele votaram 110 milhões e 850 mil russos", com uma taxa de participação de 67,54%, indicou ainda o jornal.

A previsão da participação dos russos no ato eleitoral presidencial que se aproxima já ultrapassa os 80%.

Quanto aos outros concorrentes, Vladislav Davankov recolhe 0,6% da aceitação dos russos, Nikolai Kharitonov fica-se pelos 0,4% e Leonid Slutski não vai além dos 0,3%.

Leia Também: "Os povos dos Estados Unidos e da Rússia não são inimigos", diz Peskov

Recomendados para si

;
Campo obrigatório