Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 22º

Países nórdicos vão estabelecer corredor de transporte militar no Ártico

A Noruega, a Suécia e a Finlândia decidiram estabelecer um corredor de transporte militar que vai percorrer o norte de cada um dos três países, anunciou hoje o primeiro-ministro norueguês.

Países nórdicos vão estabelecer corredor de transporte militar no Ártico
Notícias ao Minuto

17:11 - 20/06/24 por Lusa

Mundo Noruega

De acordo com Jonas Ghar Store, o acordo firmado constitui "uma etapa importante" para os três países, também Estados-membros da NATO.

A Finlândia e a Suécia renunciaram a décadas de não-alinhamento militar após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 e tornaram-se países membros da Aliança Atlântica em abril de 2023 e março deste ano, respetivamente.

"Hoje decidimos estabelecer um corredor de transporte militar através do norte da Noruega, do norte da Suécia e do norte da Finlândia", prosseguiu Store após uma reunião com o seu homólogo sueco, Ulf Kristersson, e o Presidente finlandês, Alexander Stubb.

"Vai permitir que pessoal e material sejam transportados dos portos noruegueses em direção à Finlândia passando pela Suécia", acrescentou o chefe do Governo norueguês.

O Ártico tornou-se nos últimos anos uma região estratégica, com a fusão glaciar motivada pelo aquecimento global a permitir vias de navegação e perspetivas de exploração de jazidas de petróleo, gás e minerais.

Em março, a NATO decidiu organizar na região o "Nordic Response Exercice", integrado na operação "Steadfast", o mais importante exercício militar desencadeado pela Aliança desde o final da Guerra Fria.

Por sua vez, a Rússia reforçou as suas capacidades militares na região, que acolhe a sua poderosa frota do Norte.

Num comunicado hoje divulgado, o Governo norueguês indica que os ministros da Defesa vão coordenar os trabalhos de organização deste corredor de transporte.

"Em conjunto vão identificar as passagens, instaurar regulamentos e a legislação necessária, e investir em infraestruturas para garantir uma mobilidade militar rápida e eficaz", referiu o comunicado.

Leia Também: Banco central da Noruega mantém taxas em 4,5% (e adia descida para 2025)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório