Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º

Comité das Regiões Europeu saúda eleição de Costa para Conselho Europeu

O presidente do Comité das Regiões da União Europeia (UE) saudou hoje a eleição do ex-primeiro-ministro António Costa para presidente do Conselho Europeu, realçando que tem “a experiência e os conhecimentos necessários” para o cargo.

Comité das Regiões Europeu saúda eleição de Costa para Conselho Europeu
Notícias ao Minuto

14:32 - 28/06/24 por Lusa

Mundo António Costa

Numa declaração oficial, o também português e socialista Vasco Cordeiro felicita António Costa, considerando que será capaz de “assegurar a liderança de que a Europa necessita neste momento desafiante”.

Além disso, manifesta orgulho “por ver um antigo membro do Comité das Regiões Europeu, que mantém os municípios e as regiões próximos das suas prioridades", escolhido para o cargo.

António Costa foi eleito na quinta-feira à noite pelos chefes de Estado e de Governo da UE, para um mandato de dois anos e meio e toma posse em 01 de dezembro de 2024. Será o primeiro português e o primeiro socialista à frente do Conselho Europeu.

O Conselho Europeu chegou ainda a acordo sobre a próxima presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas. Ambas terão de sujeitar-se à votação no Parlamento Europeu.

Na declaração enviada aos órgãos de comunicação social, o presidente do Comité das Regiões saúda as três personalidades indicadas, salientando a importância destas nomeações para as regiões e os municípios.

Vasco Cordeiro assinala que Ursula von der Leyen “tem pela frente um trabalho entusiasmante e desafiante, que deve também ser baseado num forte compromisso com a Política de Coesão e com os municípios e as regiões da Europa” e a Kaja Kallas promete “o apoio do Comité das Regiões Europeu na condução da política externa e de segurança da Europa nestes tempos difíceis”.

Vasco Cordeiro recorda ainda que as políticas a adotar na Agenda Estratégica da UE para 2024-2029 “só podem ser bem sucedidas se estiverem enraizadas nas suas realidades territoriais”, assinalando a importância dos órgãos de poder local e regional para “produzir resultados concretos”.

Leia Também: Michel já falou com Costa e espera fácil transição na liderança do CE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório