Coreia do Sul retoma propaganda em reação ao envio de balões com lixo
A Coreia do Sul adiantou hoje que retomou as transmissões de propaganda anti-Pyongyang através da fronteira, em resposta a novos lançamentos de balões que transportam lixo pela Coreia do Norte.
© Yonhap via REUTERS
Mundo Coreia do Sul
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul destacou, em comunicado, que as suas transmissões em altifalantes da linha da frente foram realizadas entre a noite de quinta-feira e a manhã de hoje [local], em áreas onde a Coreia do Norte fez flutuar os balões.
As transmissões sul-coreanas poderão desencadear uma resposta irada por parte da Coreia do Norte, que é extremamente sensível a qualquer tentativa externa de minar o seu sistema político.
Em 2015, quando a Coreia do Sul reiniciou as transmissões por altifalante pela primeira vez em 11 anos, a Coreia do Norte disparou tiros de artilharia através da fronteira, levando o Sul a responder ao fogo, segundo as autoridades sul-coreanas, que não relataram nenhuma vítima.
Os militares da Coreia do Sul disseram anteriormente que o vizinho do Norte lançou os balões na tarde de quinta-feira, na sua sétima campanha deste tipo nos últimos meses.
Os lançamentos de balões do Norte eram amplamente esperados, uma vez que o país prometeu responder ao que chamou de repetidas campanhas de folhetos civis sul-coreanos através da fronteira.
Desde o final de maio, a Coreia do Norte lançou mais de 2.000 balões transportando papéis, restos de roupa, pontas de cigarro e até estrume em direção à Coreia do Sul, dizendo que esta era uma resposta aos ativistas sul-coreanos que enviavam panfletos políticos para o Norte através dos seus próprios balões. Nenhum material perigoso foi encontrado.
Em resposta, a Coreia do Sul suspendeu um acordo de redução de tensão de 2018 com a Coreia do Norte, retomando brevemente as transmissões de propaganda e os exercícios militares de fogo real na linha da frente nas zonas fronteiriças.
As transmissões de propaganda de 09 de junho pela Coreia do Sul terão incluído 'hits' da sensação K-pop BTS, como "Butter" e "Dynamite", previsões meteorológicas e notícias sobre a Samsung, a maior empresa sul-coreana, bem como críticas externas ao programa de mísseis do Norte.
As campanhas ao estilo da Guerra Fria entre as Coreias tinham sido interrompidas depois de a Coreia do Norte ter enviado pela última vez balões de transporte de lixo para a Coreia do Sul, no final de junho.
Leia Também: Após balões com lixo, Coreia do Norte dispara míssil em direção ao mar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com